Publicidade

8 mitos e verdades sobre a enxaqueca com um neurologista

Se você sofre de enxaqueca, de uma coisa você pode ter certeza, você não está sozinha! A enxaqueca é a segunda causa mais prevalente de incapacidade em todo o mundo, afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo. É uma condição neurológica que dura a vida toda e que causa muitas dúvidas não só para as pessoas que sofrem desta condição, mas também para as pessoas ao redor1.

Publicidade

Para desvendar alguns mitos e verdades sobre a enxaqueca, o Criasaude entrevistou a neurologista especialista em enxaqueca Dr. Tiago de Paula (CRM 168999) além de consultar as pesquisas científicas recentes e compilamos os 8 mitos e verdades sobre a enxaqueca que você precisa saber:

1. Enxaquecas são apenas dores de cabeça muito ruins – MITO

É verdade que a enxaqueca está associada na maioria das vezes a uma dor de cabeça moderada à severa, geralmente unilateral (em um dos lados da cabeça), mas a dor de cabeça não é o único sintoma da enxaqueca. Outros sintomas comuns de aparecerem na enxaqueca são: náusea, tontura, sensibilidade à luz, som entre outros.

Além disso, a dor de cabeça pode durar de 4 horas há dias, e em conjunto a outros sintomas, é uma das doenças que mais incapacita a população mundial hoje. Quando não controlada, a enxaqueca pode afetar muito o dia a dia da pessoa em sua vida pessoal e no trabalho. 

“Não minimize sua dor e não deixe os outros minimizarem, procure ajuda” é uma das principais recomendações do especialista em enxaquecas Dr. Tiago de Paula.

______________________

2. Mulheres são mais atingidas pela enxaqueca – VERDARDE

A enxaqueca é 3 vezes mais frequente em mulheres (com ovários) do que no resto da população. Um dos fatores relacionados é a influência dos hormônios ovarianos, principalmente do estrógeno, na excitabilidade do cérebro. Quando há picos de estrógeno, no período pré-menstrual e na ovulação, a mulher fica mais exposta ao aumento de excitação ficando mais propensa a crises de enxaqueca2.

Mulher que sofre de enxaqueca (Adobe Stock)

3. A enxaqueca é um problema emocional MITO

A enxaqueca é uma doença neurológica genética que pode levar a alterações de humor, ansiedade e depressão devido principalmente ao potencial debilitante da doença e a dores intensas, não ao contrário (não é o estado de humor que gera a enxaqueca)3.

4. Os analgésicos OTC (de venda livre) são grandes aliados da enxaqueca MITO

Os analgésicos OTC (ex.: dipirona, ibuprofeno, paracetamol), conhecidos também como analgésicos de venda livre, são muito eficazes para tratar dores ocasionais, mas não dores recorrentes. No caso da enxaqueca, eles podem até trazer um certo grau de alívio na dor no início, mas não dura e muitas vezes nem alívio trás4.

5. O exercício físico pode prevenir crises de enxaqueca VERDARDE

O exercício físico, principalmente os aeróbicos (por exemplo, corrida, natação) que liberam endorfina, são ótimos para ajudar a tratar a doença, mas é importante ressaltar que não é em qualquer momento que o exercício físico vai ser um aliado para lidar com a enxaqueca. Nos momentos de crise, a prática de exercício físico pode piorar os sintomas5.

6. Se você já tentou vários tratamentos e nada adiantou, está condenada para o resto da vida MITO

Não desista, existem inúmeras estratégias medicamentosas e não medicamentosas para controlar as crises de enxaqueca, o importante é ir atrás de tratar a doença e não só dos sintomas. Novos tratamentos cada vez mais eficazes estão surgindo, como é o caso dos medicamentos anti-CGRP e a toxina botulínica que têm demonstrado bastante eficácia quando aplicados com os protocolos adequados6.

A CGRP, é o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina, que está relacionada diretamente a crises de enxaqueca, pois leva a inflamação nas coberturas cerebrais (meninges) que leva a ataques de enxaqueca. Tratamentos específicos para enxaqueca foram desenvolvidos com medicamentos anti-CGRP, como o fremanezumabe (Ajovy) e o galcanezumabe (Emgality). E se o seu caso é de enxaqueca crônica, pessoas que apresentam dor todos os dias “a toxina botulínica quando bem aplicada, quando o protocolo é muito bem feito, ela é fantástica”, relata o neurologista Dr. Tiago de Paula. Mas ressalta que em muitos lugares o protocolo não é feito adequadamente7.

Publicidade

Infelizmente esses tratamentos ainda são muito caros e não é toda população que tem acesso.

7. A cafeína é proibida para quem tem enxaqueca VERDARDE

A cafeína aumenta a excitabilidade cerebral e é um verdadeiro veneno para quem tem enxaqueca e, na opinião do neurologista Dr. Tiago de Paula deve ser banida da alimentação de pessoas com enxaqueca, não basta diminuir.

A cafeína é uma substância que está presente em inúmeros alimentos, o mais conhecido é evidentemente o café, mas também está presente em diferentes ervas como o chá verde, erva-mate, chá-preto entre outros.

8. A enxaqueca é uma doença vascular inflamatória – MITO

Apesar de terem realmente alterações vasculares durante a crise de enxaqueca e do cérebro enxaquecoso apresentar regiões com inflamação, os achados científicos hoje em dia apontam que as alterações vasculares e inflamatórias são consequência da enxaqueca e não a causa. As pesquisas recentes apontam para ser uma doença de hiperexcitabilidade cerebral, é uma condição que “os neurônios estão trabalhando em excesso, estão trabalhando mais do que deveriam e ao trabalhar mais eles acabam acionando os núcleos trigemeos e o cervical que acabam gerando a dor”, explica o Dr. Tiago.

O que temos certeza é que é uma doença genética ou melhor epigenética, pois a presença de determinados genes está ligada a uma predisposição a ter enxaqueca, mas fatores externos (ex.: ambiente, estilo de vida, alimentação, entre outros) influenciam muito no surgimento ou não da doença e na gravidade de sua manifestação.

Redação
Adriana Sumi (farmacêutica), Xavier Gruffat (farmacêutico, final da supervisão).

Data de publicação:
19.08.2023

Fontes & Referências
Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society.
Artigo em inglês da Cleveland Clinic, These 10 Migraine Myths Are Hogwash, de março de 2019. Acessado pelo Criasaude.com.br em agosto de 2023, link funcionando nesta data.

Referências de estudos: mencionadas no artigo ou abaixo.

Fotos:
Adobe Stock

Bibliografia e referências científicas:

  1. Gupta J, Gaurkar SS. Migraine: An Underestimated Neurological Condition Affecting Billions. Cureus. 2022 Aug 24;14(8):e28347. doi: 10.7759/cureus.28347. PMID: 36168353; PMCID: PMC9506374
  2. Todd, C., Lagman-Bartolome, A.M. & Lay, C. Women and Migraine: the Role of Hormones. Curr Neurol Neurosci Rep 18, 42 (2018). https://doi.org/10.1007/s11910-018-0845-3 – Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society
  3. Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society
  4. Artigo em inglês da Cleveland Clinic, These 10 Migraine Myths Are Hogwash, de março de 2019. Acessado pelo Criasaude.com.br em agosto de 2023, link funcionando nesta data – Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society
  5. Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society
  6. Artigo em inglês da Cleveland Clinic, These 10 Migraine Myths Are Hogwash, de março de 2019. Acessado pelo Criasaude.com.br em agosto de 2023, link funcionando nesta data.
  7. Entrevista realizada pelo Criasaude em agosto de 2023 com Dr. Tiago Gomes de Paula, CRM 168999, RQE 85111, Neurologista do Headache Center Brasil. Formado pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, é membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society
Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.08.2023

Publicidade