Publicidade

Benefícios da água de coco para saúde

SÃO PAULO – A água de coco é uma bebida refrescante muito consumida no litoral brasileiro, mas para além do seu sabor delicioso será que realmente é a melhor opção para matar a sua sede? O Criasaude.com.br entrevistou em 2022 a Cristiana M. Maymone (link Instagram) – nutricionista e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) – e fez um compilado das principais informações para você avaliar se é uma boa opção para manter-se saudável e matar sua sede.  

Publicidade

O que é a água de coco?

A água de coco é um fluido transparente, levemente esbranquiçado, encontrado dentro do coco verde (Cocos nucifera L.). Ela tem um sabor levemente adocicado e é pobre em açúcar e calorias. Possui eletrólitos como potássio, sódio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos.

Quais são os benefícios da água de coco para a saúde?

Hidratação
“A água de coco é uma bebida com um grande potencial de hidratação e repositor de eletrólitos e sais minerais que são eliminados com o suor. Sendo assim, seu consumo contribui na reidratação em especial de dias quentes, exercícios físicos (funcionando como um isotônico) e após episódios de diarreias e vômitos”, explica a nutricionista Cristiana Maymone.

Pressão arterial
Estudos preliminares indicam que a água de coco pode auxiliar a baixar a pressão arterial devido ao seu alto teor de potássio, que ajuda a remover o sódio extra do corpo através da urina. No entanto, para pessoas que fazem uso de medicações hipotensoras (para pressão alta), é necessário consultar a equipe médica antes de ingerir grandes quantidades de água de coco, pois a pressão arterial pode baixar de mais.

Prevenção de pedra nos rins
Manter uma boa hidratação ajuda a prevenir a formação de pedra nos rins, além de poder ajudar a eliminá-las. Além disso, o desequilíbrio de eletrólitos no sangue contribui para a formação das pedras, então a ingestão de alimentos ricos em potássio, como é o caso da água de coco, pode ser benéfica para alguns casos.

Pele mais saudável
Para manter uma pele saudável a hidratação é um fator muito importantes, mas para além disso a água de coco também possui antioxidantes, que neutralizam os efeitos dos radicais livres, e possui propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar na luta contra a acne, segundo a Cleveland Clinic1.

Mas posso beber o quanto quiser? Existem contraindicações?

A água de coco pode ser consumida sem problemas, no entanto, para pessoas que apresentam diabetes, hipertensão, problemas renais é recomendado evitar o consumo demasiado e conversar com médico/a ou nutricionista para saber a quantidade que você pode consumir a partir de sua realidade na alimentação, exercício e condição de saúde, explica Maymone. Pessoas que fazem uso de inibidores de ECA e hipotensores, também devem recorrer a profissionais especializados antes de consumirem em maiores quantidades.

Dicas – água de coco 

Prefira a água de coco in natura. Há perdas nutricionais no processamento.

Leia o rótulo. Escolha opções 100% água de coco e sem adição de açúcares ou conservantes. Evite as que contém ingredientes reconstituídos.

Beba após o exercício para aumentar a hidratação.

– Misture com outras bebidas. Se você não gosta do sabor da água de coco, tente adicioná-la à água com gás ou usá-la em smoothies.

– Tenha cuidado se você tiver doença renal crônica, tomar inibidores da ECA, pois esses indivíduos precisam limitar seu potássio, ou tomar hipotensores.

– Evite tomar água de coco 2 semanas antes de cirurgias, pois pode alterar a pressão arterial.

Não deixe de tomar água natural, ela ainda continua sendo a melhor fonte de hidratação.

Data de publicação:
15.01.2024 (update)

Escrito por:
Adriana Sumi (farmacêutica). Supervisão final: Xavier Gruffat (farmacêutico).

Fontes e Referências
– Entrevista realizada com Cristiana M Maymone – nutricionista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Nutrição em Saúde Pública e Doutoranda em Mudanças Sociais e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), criadora do canal do Instagram @crismaymone_nutri – em outubro de 2022 pelo Criasaude.com.br.
– Artigo da Cleveland Clinic The Health Benefits of Coconut Water(tradução livre: Os benefícios saudáveis da água de coco) publicado em 10 de setembro de 2021, acessado em outubro de 2022 pelo  Criasaude.com.br.

Fotos:
Adobe Stock & Criasaude.com.br.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Artigo da Cleveland Clinic The Health Benefits of Coconut Water(tradução livre: Os benefícios saudáveis da água de coco) publicado em 10 de setembro de 2021, acessado em outubro de 2022 pelo Criasaude.com.br
Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.01.2024

Publicidade