Publicidade

Dores na articulação, quando devo procurar atendimento médico? Entrevista com um ortopedista

SÃO PAULO – A dor é a maneira do seu corpo dizer que algo está errado. Mas nem sempre diz exatamente o que está errado e se você precisa de tratamento médico. Quando a dor se desenvolve nas articulações como você sabe se deve tratá-la em casa ou consultar um médico?

Nós do Criasaude.com.br conversamos com o Dr. Gabriel Paris (CRM/SP191523 – Instagram), médico cirurgião ortopedista pela Universidade Federal de São Paulo, que explica quando devemos procurar atendimento médico em casos de dores nas articulações e os cuidados em casos de dores agudas ou crônicas.

Quando devo procurar atendimento médico?
Podemos diferenciar, de forma geral, dois tipos de dores: dores agudas e dores crônicas.
A dor aguda é decorrente de um trauma, entorse, pancada ou contusão. Nestes casos há necessidade de procurar atendimento médico quando houver uma debilidade ou uma incapacidade funcional daquela articulação e o atendimento indicado é o pronto-socorro.
Já a dor crônica não tem uma forma causal direta relacionada a um trauma e o recomendado, geralmente, é esperar de 6 a 8 semana e buscar ajuda médica caso não tenha modificação na condição da dor, ou seja, se a dor não mudar de local, não melhorar nada ou piorar após essas semanas procure um atendimento médico especializado com ortopedista para realizar uma avaliação dos motivos dessa dor. Mas caso haja sinais de uma inflamação aguda (inchaço, vermelhidão, aumento de temperatura ou surgimento de secreções na articulação) sem que tenha havido um trauma, adiante a consulta com ortopedista.

Compressas geladas ou quentes?
As compressas geladas ou quentes são utilizadas para patologias diferentes.
As compressas geladas são indicadas para situações decorrentes de traumas (pancadas, entorses, contusões), caso você tenha sofrido algum acidente, batido em algum lugar ou torcido. Outro uso muito comum da compressa gelada é em casos agudos de distensão muscular, quando por exemplo você está praticando algum esporte e sente uma dor forte na parte posterior da coxa, na panturrilha, entre outros.
Já as compressas quentes são recomendadas para as dores crônicas que não tenham origem de sobrecarga, como em caso de contraturas musculares na fase crônica e dores articulares crônicas (ex.: dor lombar, dor cervical, dor de tendinites, entre outros

Posso massagear?
Depende, se a dor for decorrente de uma pancada ou um trauma a massagem não é uma das coisas mais indicadas, pois nosso corpo começa a formar hematoma e um processo inflamatório na região como um mecanismo de proteção e cura, mas com a massagem a área do hematoma e da inflamação podem aumentar. Então nas pancadas, nos traumas e nas contusões, melhor não massagear a parte dolorida. Depois de 2 ou 3 semanas, é possível massagear as regiões que ficaram ainda doloridas. As dores crônicas no geral são podem ser massageadas, fazer liberação miofascial ou manipulação articular.

Quando imobilizar as articulações?

As articulações do corpo humano têm movimento e quando restringimos o movimento pode acabar levando a um quadro chamado artrofibrose, uma cicatriz na articulação por não mexer. Então as articulações são feitas para serem mexidas, a restrição de movimento de algumas delas são feitas geralmente quando se precisa de uma estabilidade absoluta, como por exemplo em fraturas, que o osso precisa colar e para isso precisa de estabilidade óssea. Para outros problemas articulares, como por exemplo a tendinite e bursite, que são as causas mais comuns de dor nas articulações, a imobilização geralmente não é recomendada.

Última atualização:
04.08.2022

Fontes
Entrevista realizada pelo Criasaude.com.br com o médico cirurgião ortopedista Dr.Gabriel Paris (CRM/SP 191523), graduado, residência em ortopedia e especialização em cirurgia ombro e cotovelo pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foto: Adobe Stock.

Redação
Adriana Sumi (farmacêutica)

Observação da redação: este artigo foi modificado em 04.01.2023

Publicidade