Publicidade

8 maneiras de prevenir hemorroidas – dicas de um especialista

Você sabia que todo ser humano tem hemorroidas? Na verdade, elas são vasos sanguíneos (veias) que existem normalmente na região anal. O que popularmente chamamos de hemorroidas, na verdade são crises de hemorroidas, o que acontece quando essas veias que temos naturalmente na região anal incham e inflamam, podendo causar: dores intensas, incômodos, coceira, dificuldade para defecar, formação de prolapsos e presença de sangue nas fezes.

As crises de hemorroida são mais comuns do que pensamos ou falamos a respeito. Sua prevalência não é conhecida ao certo, mas especialistas estimam que 1 a cada 2 pessoas irão ter inflamação das hemorroidas em algum momento da vida.

Uma vez que a pessoa apresenta um quadro de crises constantes de hemorroidas, “a cura é só com algum procedimento cirúrgico. Pomadas e remédios apenas aliviam os sintomas”, explica o Dr. Fernando Lemos, Coloproctologista pelo Hospital São Lucas da PUC – Porto Alegre – Brasil e criador do canal do YouTube “Planeta Intestino”, em entrevista para o Criasaude.com.br realizada em agosto de 2022.

Dr. Fernando Lemos

Após a cirurgia, os vasos podem voltar a inflamar, porém com as novas tecnologias (ex.: laserterapias, infra-vermelho, PPH, desarterialização, etc) elas dificilmente voltam a incomodar, ressalta Dr. Fernando Lemos.

Mas o que fazer para evitar uma crise de hemorroidas?

Nós do Criasaude juntamos 8 dicas simples do Dr. Fernando Lemos, Coloproctologista pelo Hospital São Lucas da PUC – Porto Alegre, e da Cleveland Clinic para evitar que as hemorroidas virem um problema de saúde, que também evitam a piora dos sintomas:

1. Não aumente de peso, ou perca peso em caso de obesidade.

2. Vá ao banheiro quando tiver vontade. Quando “adiamos” a ida ao banheiro, as fezes podem se tornar duras e secas no intestino, ficando mais difícil de passar. O esforço para fazer com que as fezes passem aumenta o risco de desenvolver hemorroidas, então evite forçar.

3. Não leia ou faça outras atividades no vaso sanitário: nada de revista, celular, palavras cruzadas na hora de ir ao banheiro. Quanto mais tempo você fica no vaso sanitário mais você irá forçar os movimentos de evacuação. Além disso, a posição sentada é um fator estressante para as veias anais. Esses dois fatores aumentam os riscos de hemorroida.

4. Mantenha as fezes pastosas e fáceis de passar. Para isso beba líquidos em abundância e tenha uma alimentação balanceada com fibras alimentares (vegetais verdes, frutas e grãos). Escute também o seu corpo e evite alimentos que irritam seu intestino: para algumas pessoas a lactose, glúten e alimentos muito refinados podem ser irritantes.

5. Faça o uso adequado do papel higiênico (com batidas em vez de esfregar). Caso seja possível evite o papel higiênico, prefira a lavagem ou uso de lenços umedecidos.

6. Evite alimentos que deixem as fezes ácidas (condimentos em excesso, embutidos, molho e extrato de tomate em excesso).

7. Faça exercícios regularmente. Os exercícios moderados ajudam a melhorar ou prevenir diversas doenças, incluindo questões intestinais. Mas se você já tem problemas com as hemorroidas, evite agachamentos pesados com levantamento de peso e movimentos semelhantes que aumentam a pressão abdominal. Se você está tentando prevenir hemorroidas, esses exercícios podem fazer mais mal do que bem.

8. Vá a uma consulta médica com especialista (coloproctologista). Caso apresente sintomas como sangue nas fezes, dor, coceira ou desconfortos ao evacuar, vá a uma consulta com proctologista e faça exames de acompanhamento. Quanto antes começar o tratamento, na maioria das vezes não cirúrgic, melhor. Além disso, pode ser necessária a investigação de outras doenças.

Escrito por:
Adriana Sumi (farmacêutica), 05.09.2022

Fontes e Referências:
1. Entrevista realizada com o Dr. Fernando Lemos, Coloproctologista pelo Hospital São Lucas da PUC – Porto Alegre – Brasil e criador do canal do YouTube “Planeta Intestino”, em 28 de agosto de 2022 pelo  Criasaude.com.br.
2. Artigo da Cleveland Clinic “ 5 Simple Ways To Prevent Hemorrhoids(tradução livre: 5 maneiras simples de prevenir hemorroidas) publicado em 1 de abril de 2022, acessado em 28 de agosto de 2022.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 06.09.2022

Publicidade