Publicidade

Perda de peso: como funcionam Ozempic® e Wegovy®?

Ozempic®, em particular, e Wegovy® continuam fazendo manchetes em todo o mundo e especialmente nas redes sociais. O número de postos no Instagram ou no TikTok do tipo “antes e depois” depois de tomar essas drogas está nos milhões, inclusive em personalidades famosas como Elon Musk. Ambos os medicamentos, tomados como injeções semanais, são baseados em semaglutídeos, uma molécula antidiabética pertencente à família dos agonistas receptores da GLP-1. O semaglutido foi originalmente desenvolvido pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk para pacientes que sofriam de diabetes, mas tanto o fabricante quanto os pacientes viram um efeito colateral incomum, a perda de peso. Deve-se notar que em vários países o Ozempic® é especificamente indicado para diabetes tipo 2 e o Wegovy®, com uma dose mais alta, para obesidade. O Wegovy® pode levar a uma perda de peso entre 15 e 18%. Mas como funciona o semaglutide?

Semaglutide e GLP-1

Semaglutido é um hormônio sintético, constituído de 31 aminoácidos, que atua como Glucagon-Like-Petptide 1 (GLP-1). É também referido como um análogo de longa ação da GLP-1 com uma homologia de sequência de 94%. Como pode ser visto na figura abaixo, o semaglutido é uma molécula muito grande, ao contrário de moléculas pequenas como o paracetamol (apenas alguns poucos átomos). Como todos os hormônios, a GLP-1 atua como um mensageiro entre diferentes órgãos, por exemplo, entre o intestino e o cérebro. Cada vez que comemos, as células intestinais liberam a GLP-1 na corrente sanguínea. Quando a GLP-1 chega ao pâncreas, esse órgão libera insulina, um hormônio essencial para regular os níveis de açúcar no sangue. A GLP-1 também inibe a liberação do glucagon, resultando em uma diminuição da liberação de glicose do fígado.

Cérebro e estômago

Mas talvez a coisa mais extraordinária sobre a GLP-1, bem como sobre o semaglutido, é que essas moléculas atuam sobre o cérebro no nível do hipotálamo, aumentando a saciedade. Em outras palavras, depois de tomar o semaglutido, a gente está muito menos faminto. No entanto, o mecanismo exato ainda não está totalmente compreendido no nível do cérebro, de acordo com o jornal suíço de referência NZZ do 7 de agosto de 2022. A GLP-1 (e semaglutídios) também retarda a evacuação do bolo alimentar no estômago. Esse efeito é importante para a perda de peso e controle da diabetes, pois reduz a taxa de entrada de glicose na corrente sanguínea. Os agonistas receptores da GLP-1 tendem a causar menos episódios de hipoglicemia, pois seu efeito só ocorre quando os níveis de glicose aumentam.

Molécula de semaglutide (crédito fotográfico: Adobe Stock)

Efeitos negativos, problema a longo prazo

Embora os efeitos na perda de peso e no controle do diabetes pareçam muito favoráveis, o semaglutido pode levar a efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal e constipação. O professor Robert Doyle, da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, que está trabalhando em moléculas anti-obesidade com menos efeitos colaterais, observa: “Dentro de um ano, 80-90% das pessoas que começam a tomar esses medicamentos (anólogos GLP-1, como o semaglutido) deixam de tomá-los. O semaglutídio também está contra-indicado em algumas pessoas, como aquelas com pancreatite.

Ler também: Medicamentos contra a obesidade (como semaglutida): entrevista com uma especialista

Artigo atualizado em 29 de março de 2023. Por Xavier Gruffat (Dipl. Pharm. ETH Zurich, Suíça). Fontes: The Wall Street Journal, NZZ.ch, Pharmawiki.ch, MSN.com (e R7.com). Leia nosso artigo original em francês sobre o Creapharma.ch.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2023

Publicidade