Publicidade

Covid-19 : a demanda por vacinação de crianças na Suíça é modesta (menos de 6%)

BERNA A Suíça é o país mais rico do mundo em termos de PIB per capita, segundo a The Economist, mas apesar da presença e aprovação da vacina da Pfizer para vacinar crianças de 5 a 11 anos, os pais suíços não querem vacinar. A demanda de vacinação das crianças contra a Covid-19 ainda é baixa na Suíça. Cerca de 32.000 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas até o momento (24.01.2022). A taxa de vacinação é de 5,2% e há diferenças regionais consideráveis.

Abaixo de 2%

A vacinação de crianças tem sido possível em toda a Suíça desde o início do ano 2022. A taxa é a mais baixa na Suíça francófona (Suisse romande), onde está bem abaixo de 2%. Neuchâtel tem a taxa mais baixa (1,4%), Genebra a mais alta (1,8%), segundo os números do Departamento Federal de Saúde Pública (FOPH), informados na segunda-feira (24.01.2022) pela rádio SRF em língua alemã.

Basiléia na liderança

O maior número de crianças foi vacinado até agora na Basel-Landschaft e na Basel-City, com taxas de 11,8 e 12,8 por cento, respectivamente. Nos cantões de Zurique e Berna, 7,7 e 7,1% das crianças de 5-11 anos foram vacinadas. Numericamente, esses dois cantões têm o maior número de crianças vacinadas contra o Covid: 8600 em Zurique e 5000 em Berna.

A demanda era alta no início, disse Gundekar Giebel, porta-voz do departamento de saúde do cantão de Berna, à SRF. Os pais que esperavam que seus filhos fossem vacinados o mais rápido possível, o fizeram no primeiro fim de semana.

A doença Covid-19 em crianças, se é contraída, é normalmente muito leve

Entretanto, a demanda de vacinações diminuiu. O fato de a taxa de vacinação para crianças ter sido até agora muito mais baixa do que para adultos não é surpreendente, porém, segundo Giebel: “A doença Covid-19 em crianças, se é contraída, é normalmente muito leve”. Isso provavelmente tem uma grande influência sobre a taxa de vacinação”, diz ele.

A situação é diferente em Zurique: “Ainda estamos passando por uma grande demanda e sempre podemos fazer consultas”, segundo um funcionário do departamento de saúde de Zurique.

Taxas baixas também no Ticino

Além dos cantões de língua francesa, a taxa de vacinação das crianças também é muito baixa, inferior a 3%, em Ticino (2,6%), Glarus (2,1%), St. Gallen (2,7%), Appenzell Innerrhoden (2,9%) e Obwalden (3%). Além de Zurique, Berna e os dois cantões da Basiléia, somente os cantões de Aargau (7,4%), Zug (6,7%), Lucerna (6,4%), Solothurn (5,8%) e Nidwalden (5,1%) estão acima da média nacional.

Motivos múltiplos

Com mais de 90% da variante Omicron em circulação na Suíça, há pouco incentivo para que os pais vacinem seus filhos. Até agora (24.01.2022) nenhuma morte de crianças com Omicron, vacinadas ou não, foi registrada no mundo inteiro. Os pais suíços também têm medo de possíveis efeitos colaterais a longo prazo. Não há como conhecer os possíveis efeitos colaterais a longo prazo das vacinas em crianças, muito menos uma provável imunidade natural melhor do que a ligada às vacinas (de acordo com um estudo do CDC dos Estados Unidos).

24.01.2022. V.1.1. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: Keystone-ATS, The Economist, CDC, Our World in Data (Oxford).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 24.01.2022

Publicidade