Publicidade

O agave contra a diabetes e o sobrepeso

O agave contra a diabetes e o sobrepesoMEXICO – Um açúcar do agave pode ajudar na perda de peso e na luta contra o diabetes, é o que afirma um estudo mexicano recente. O agave é uma planta semelhante ao cacto que cresce no México e era utilizado pelos Maias e os Astecas. 

É a origem da célebre bebida nacional, a tequila. Note que nesta bebida, o açúcar que possui o efeito medicinal é transformado em álcool, por isso é inútil beber tequila para emagrecer ou combater o diabetes.

Os agavinos são os açúcares naturais do agave com longas cadeias de frutose da família dos frutanos. Estes açúcares não são absorvidos pelo organismo, assim eles não podem aumentar a taxa de açúcar no sangue.

Essas substâncias atuam como adoçantes e limitam a absorção de açúcar no sangue (glicemia), como afirma os pesquisadores mexicanos do Centro de Investigação e de Estudos Avançados, Biotecnologia e Bioquímica Irapuato de Guanajuato, no México.

O estudo foi realizado em ratos. Os pesquisadores observaram que os níveis de glicose diminuem e que eles perderam peso depois de consumir esses açúcares.

Os agavinos também aumentam o nível do peptídeo GLP-1 (glucagon like peptide-1), que promove a produção de insulina e, portanto ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Os agavinos pertencem à família das fibras alimentares e também contribuem na redução do apetite.

O agave poderia ser um dia ser usado como adoçante para pessoas que estão acima do peso e com diabetes tipo 2. O agave também tem a vantagem de apresentar um baixo índice glicémico.

Um aspecto negativo, no entanto, é o fato dos agavinos não serem açúcares tão importantes como a sacarose, frutose ou glicose.

O estudo foi publicado em março de 2014, no periódico American Chemical Society (ACS).

Por Xavier Gruffat, farmacêutico. Em 24 de março de 2014.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade