Publicidade

10 alimentos anti-envelhecimento

SÃO PAULOExistem alimentos que contribuem para retardar o envelhecimento da pele. Estes produtos anti-envelhecimento naturais distinguem-se pelo seu conteúdo em fitonutrientes, minerais e vitaminas que ajudam a preservar a longevidade, ao mesmo tempo que contribuem para uma melhor saúde. Aqui está uma selecção de 10 alimentos que pode incluir nos seus menus e que são conhecidos pelos seus efeitos rejuvenescedores.

Publicidade

1. Couve
10 alimentos anti-envelhecimentoO repolho (couve) tem muitos benefícios para a saúde. Embora os brócolos sejam um alimento importante pelo seu conteúdo vitamínico e propriedades anti-cancerígenas, todas as variedades de couve contribuem para retardar os efeitos do tempo na pele. Da couve branca à couve vermelha e às couves de Bruxelas, estes alimentos são ricos em antioxidantes e ajudam eficazmente a combater as rugas. Um estudo publicado na revista Cancer BMC (DOI: 10.1186/1471-2407-14-591) mostra, além disso, que o isotiocianato de fenetil (PEITC) contido na couve tem um efeito anti-inflamatório e quimiopreventivo contra vários cancros como o cancro do cólon, próstata, mama, colo do útero, ovário ou pâncreas. Recomenda-se não cozer em demasia as couves para preservar todos os nutrientes benéficos para a saúde.

2. Alho
Conhecido pela sua capacidade de fortalecer o sistema imunitário e proteger contra certos tipos de cancro, o alho desempenha também um importante papel anti-envelhecimento. Graças ao seu conteúdo antioxidante, este alimento ajuda a combater os radicais livres, que são a causa do stress oxidativo.

3. Peixes gordos
Os peixes gordos como o salmão, cavala ou arenque devem ser preferidos numa dieta anti-envelhecimento. Além das proteínas, contêm ácidos gordos essenciais como o ómega-3 e participam na renovação das células cutâneas. São também excelentes fornecedores de antioxidantes e pode prepará-los com outros alimentos rejuvenescedores, tais como cenouras, para obter o máximo de benefícios.

4. Abacate
Ingrediente favorecido pela indústria cosmética, o abacate tem muitos benefícios para a saúde, particularmente para a beleza da pele e do cabelo. O seu conteúdo em vitaminas B, C e E torna-o um alimento essencial para retardar o envelhecimento prematuro da pele. As suas propriedades anti-inflamatórias provêm principalmente dos ácidos gordos mono-insaturados que contém, os quais contribuem eficazmente para nutrir a pele a partir do interior. Ao activar o colagénio, este alimento ajuda a hidratar, nutrir e suavizar a pele, o que protege contra o aparecimento de rugas. Pode comer directamente o abacate ou preparar uma máscara para aplicar sobre a pele.

5. Nozes
Para manter a sua pele jovem e saudável, as nozes são uma boa escolha. Este alimento é rico em vitamina E, selénio, zinco e ómega-3. Graças ao seu teor em ácidos gordos monoinsaturados e antioxidantes, ajuda a manter a elasticidade da pele e a proteger as células dos danos dos tecidos. Como aperitivos, sobremesas em bolos e tartes ou como recheio de uma salada, os frutos secos são bons para a pele, coração e cérebro. Além disso, um estudo publicado na revista The journal of nutrition, Health & Aging (DOI: 10.1007/s12603-018-1122-5) mostra que o elevado consumo de nozes a longo prazo ajuda a melhorar o desempenho cognitivo, especialmente nas pessoas idosas.

6. Tomate
Os tomates são uma excelente fonte de licopeno, um antioxidante que pertence à família dos carotenóides. Ajuda a reduzir o colesterol e protege a pele contra os radicais livres e o stress oxidativo, que causam o envelhecimento prematuro da pele. O seu conteúdo em vitaminas e oligoelementos torna-o um aliado saudável para ser consumido diariamente. O licopeno é amplamente utilizado em produtos cosméticos concebidos para reduzir as rugas e nutrir a pele. O licopeno tem a particularidade de ser libertado graças ao efeito do calor, pelo que a cozedura ajuda a aumentar o seu conteúdo.

7. Cenoura
Particularmente indicada para prevenir o envelhecimento da vista, a cenoura também tem muitos benefícios para a pele. O seu conteúdo de carotenóides, poderosos antioxidantes, luteína e zeaxantina, torna-o um alimento essencial para a saúde dos olhos e da pele. Além disso, as cenouras melhoram o tom da pele e têm um óptimo aspecto graças ao efeito do beta-caroteno. O consumo de sumo de cenoura é portanto recomendado para um bronzeado bem sucedido.

8. Chá verde
O chá verde tem propriedades desintoxicantes. Enquanto afasta as toxinas e reduz a gordura corporal, ajuda a hidratar a pele e a combater o envelhecimento cutâneo. Os minerais e os oligoelementos contidos no chá ajudam a manter a elasticidade da pele para preservar a sua juventude. Além disso, os flavonóides do chá ajudam a reduzir o risco de ossos frágeis.

9. Citrinos
Os citrinos são ricos em vitamina C, um nutriente que promove a síntese de colagénio. O elevado consumo de laranjas, grapefruits (toranjas) ou limões ajuda a reparar o tecido e a manter a elasticidade da pele.

10. Kiwi
Grande fornecedor de vitamina C, o kiwi tem propriedades antioxidantes. Este fruto protege assim contra o desenvolvimento de radicais livres, a fonte do envelhecimento prematuro da pele. Graças ao seu elevado teor de vitamina C, 100 g de kiwi fornece quase 75% da dose diária recomendada.

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Referências & Fontes :
The journal of nutrition, Health & aging, Cancer BMC

Fotos: 
Fotolia.com, Criasaude.com.br, Adobe Stock/© 2020 Pixabay

Última atualização:
12.10.2020

Veja este artigo também em francês, em nosso site Creapharma.ch

Observação da redação: este artigo foi modificado em 12.10.2020

Publicidade