Publicidade

5 alimentos que podem provocar flatulência

Definição cálculos urináriosflatulência é um fenômeno normal do processo digestivo, passando na maioria das vezes desapercebida. Entretanto, às vezes a flatulência e o acúmulo de gases podem se mostrar problemáticos para quem sofre com estes fenômenos, assim como para as pessoas próximas, quer seja na vida privada ou no relacionamento de um casal, no trabalho ou em lugares públicos.
Muito embora as origens das flatulências sejam numerosas, a alimentação é frequentemente uma causa. A seguir, 5 alimentos relativamente aos quais seria preciso tentar reduzir ou interromper o consumo se houver tendência à flatulência:

1. Açúcares e adoçantes naturais – tanto os naturais quanto aqueles de origem artificial. Alguns açúcares complexos, encontrados especialmente nas cebolas e na couve, assim como na maioria das frutas, levam com frequência a flatulências. Os açúcares artificiais, tais como aqueles encontrados nos refrigerantes, nos chicletes ou em alimentos para diabéticos podem igualmente aumentar a produção de gás intestinal. O nitrogênio, encontrado na couve ou nos feijões, é outra causa de flatulência. O consumo de adoçantes naturais (edulcorantes naturais), ou seja, álcoois de açúcar, como sorbitol, xilitol, manitol, maltitol ou eritritol. Uma vez no trato intestinal, o álcool de açúcar é fermentado por bactérias no cólon. Isso libera gás, o que pode levar a inchaço, cólicas, dor e diarreia.

Leite e derivados.2. Laticínios. O leite e seus derivados contêm lactose, um açúcar que é por vezes mal digerido e pode provocar acúmulo de gases. Se você sofrer com flatulência ou acúmulo de gases, experimente não consumir derivados de leite por entre 1 e 2 semanas para ver se a situação evolui positivamente. Se assim ocorrer, talvez você tenha intolerância à lactose. Uma doença facilmente tratada mediante a ingestão de lactase, a enzima que possibilita a transformação da lactose e a sua boa digestão.

3. Feculentos. A maioria dos feculentos, tais como batata, trigo ou massas em geral podem gerar flatulência. Uma exceção é o arroz, a ser consumido sem moderação.

Laranja4. Fibras solúveis. Essas fibras, especialmente encontradas nas maçãs, feijões, laranjas ou tangerinas, são particularmente difíceis a serem digeridas e podem levar a flatulências. Como os alimentos ricos em fibras são muito amiúde excelentes para a saúde, tratar-se-á preferencialmente de reduzir o seu consumo e não de interrompê-lo por completo.

5. Bebidas gasosas. As bebidas gasosas, tais como os refrigerantes, podem igualmente provocar flatulências e acúmulo de gases.

Por Xavier Gruffat. Fotos: Adobe Stock. 28.06.2023 (update).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 27.06.2023

Publicidade