Publicidade

14 alimentos que protegem o seu coração

14 alimentos que protegem o seu coraçãoSÃO PAULO O coração é uma bomba que distribui o sangue para o corpo todo. Todas as funções vitais do organismo acabam dependendo da função do coração: o funcionamento dos músculos, do cérebro e até do próprio coração. Cuidar do coração significa, portanto, mais saúde, disposição, melhor funcionamento dos órgãos e vitalidade. Nesse sentido, a alimentação desempenha um papel importante. Além de evitar gorduras e açúcar refinado em excesso, o consumo de alimentos que protegem o coração confere mais longevidade e melhor qualidade de vida. Confira nossa lista de alimentos que podem ser incluídos em sua dieta. 

Publicidade

1. Uva. A uva e derivados (como o suco de uva e o vinho) são ricos em catequinas e resveratrol, um poderoso flavonoide que atua como antioxidante, protegendo as células do corpo. Estudos comprovam que o consumo de suco de uvas vermelhas aumenta a capacidade antioxidante do corpo em 50%, além de aumentar a produção de óxido nítrico (um vasodilatador) em 70%.

2. Linhaça dourada. A linhaça dourada é rica em ômega-3, um óleo essencial que possui diversas propriedades vasculares benéficas. Estudos comprovam que a linhaça dourada reduz a produção de radicais livres e reduz a inflamação, fatores que levam a doenças cardiovasculares. É importante citar que a linhaça dourada deve ser consumida triturada.

3. Cacau. O cacau é rico em flavonoides, substâncias que protegem as células contra radicais livres. Estudos sugerem que o consumo de cacau (assim como o de chocolate amargo com alto teor de cacau) estimula a produção de óxido nítrico e diminui fatores inflamatórios.

4. Tofu. Esse produto derivado da soja é rico emniacinafolatocálciomagnésio e potássio. A soja é conhecida por reduzir riscos de câncer e de doenças cardíacas. Além disso, o tofu é pobre em gorduras saturadas, ajudando a manter a saúde do seu coração.

5. Quinoa. Esse grão que está cada vez mais popular no Brasil é rico em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos essenciais para funções do corpo humano, como saúde vascular e do cérebro. Estudos apontam que o consumo de equilibrado de ômega-3 e ômega-6 reduz os níveis de colesterol e ajuda a prevenir infartos do coração causado por placas de arteriosclerose.

6. Aveia. Esse grão é rico em fibras, folato, ômega-3 e potássio. A aveia é conhecida por reduzir a absorção de colesterol e os níveis plasmáticos de LDL, o chamado colesterol “ruim”, protegendo o coração contra infartos. Quanto menos processada for a aveia, melhor.

7. Abacate. Essa fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o LDL e aumentam o HDL (conhecido como colesterol bom). Além disso, o abacate contém betacaroteno e licopeno (um precursor da vitamina E) que atuam como antioxidantes, eliminando radicais livres do corpo.

8. Feijão. O feijão e outras leguminosas são ricos em proteínas, fibras, ferro, cálcio e ômega-3. Essa combinação, além de ser pouco calórica, garante nutrientes essenciais para a saúde cardiovascular.

9. Espinafre. Essa folha verde é rica em luteína, folato, carotenoides, cálcio e fibras. Estudos mostram que o consumo de duas porções e meia de espinafre por dia reduz o risco de doença cardíaca em cerca de 25%. O consumo de porções extra reduz riscos em mais 17%.

Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de peso

10. Azeite de oliva. Esse óleo vegetal é rico em gorduras mono e poli-insaturadas, agentes anti-inflamatórios como vitaminas lipossolúveis e ação antioxidante. A combinação reduz a inflamação dos vasos e previne doenças vasculares e infarto.

11. Salmão. Esse peixe é rico em ômega-3, proteínas e cálcio. O consumo de peixe reduz os níveis de colesterol ruim e elevam o de colesterol bom. Estudos apontam que o consumo de 2 ou mais porções de peixe por semana reduz o risco de doenças cardíacas em 30%. Alternativas ao salmão são o atum, a sardinha e a cavalinha.

12. Iogurte. O consumo de iogurte diminui problemas de gengiva. A gengivite, quando não tratada, aumenta o risco de doença cardíaca. Pesquisas indicam que substâncias produzidas pelas bactérias da gengivite penetram na corrente sanguínea e causam diversos efeitos no sistema vascular.

13. Uvas-passas. Assim como o iogurte, substâncias nas uvas-passas ajudam a combater infecções na gengiva. Além disso, elas são ricas em fibras e flavonoides.

Estudos científicos referentes a essa dieta14. Sementes oleaginosas. Nessa categoria entram as amêndoas, castanhas e nozes. Elas são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas e têm reduzidos níveis de gorduras saturadas. Estudos mostram que o consumo de oleaginosas de acima de 4 vezes por semana têm menos risco de desenvolver doenças do coração.

Não se esqueça de associar à sua dieta exercícios físicos e atividades que reduzam o estresse e a sobrecarga psicológica. Dessa maneira, você terá mais longevidade e qualidade de vida.

Fotos: Fotolia.com / Update: 03.10.2016

Ler também: 5 informações essenciais sobre o infarto cardíaco em mulheres

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.10.2016

Publicidade