8 dicas para manter a forma na Páscoa

8 dicas para manter a forma na páscoaSÃO PAULO – A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas. É normal sentir a culpa após esse longo feriado que começa na sexta-feira Santa e se estende até o domingo. O abuso na hora de comer pode ser controlado, mas muitas pessoas não sabem como se alimentar de maneira correta. Veja nossas dicas para manter a saúde durante a Páscoa e não ter arrependimentos na segunda-feira.


Cacau1. Preste atenção na escolha do chocolate. Na Páscoa, a troca de ovos de chocolates é prática comum. Esse alimento é normalmente rico em gorduras saturadas e açúcar, o que pode resultar em alguns quilos a mais. Prefira os chocolates amargos e meio amargos, pois o conteúdo de flavonoides é maior. Há também opções como o chocolate diet e os com reduzido conteúdo de açúcar. O ideal é ingerir 30 g de chocolate por dia, o equivalente a um bombom pequeno ou 4 quadradinhos de uma barra.

Não se esqueça das saladas2. Não se esqueça das saladas. A comida de Páscoa pode ser carregada de gordura e sal. Faça pratos balanceados, sempre incluindo folhas verdes frescas e vegetais cozidos no vapor ou refogados com um pingo de azeite. Reduza na quantidade de carnes e carboidratos, como massas, arroz e batatas. Se quiser comer menos nas refeições, comece pela salada.

3. Se exagerar na comida, compense. Se você comer demais num dia, tente reduzir as porções no dia seguinte. Se você comer chocolate demais num dia, tente evitar (por mais difícil que seja) chocolate no dia seguinte.

Pratique esportes4. Pratique esportes. Você não precisa correr uma maratona durante o feriado de Páscoa, mas mantenha o seu corpo ativo. Você pode sair para uma caminhada com a família, aproveitar os dias livres para andar de bicicleta ou ainda fazer alongamentos. O importante não é ficar parado.

5. Faça poucos pratos nas refeições.Fazer muitos pratos diferentes induz as pessoas a comerem em excesso. Concentre-se em pratos saudáveis e que contenham vegetais. Dê preferência aos peixes, comuns nessa época, uma vez que eles têm menos calorias que carne vermelha. Outra dica é evitar repetir.

6. Escolha certo os acompanhamentos. Dê preferência ao arroz integral, legumes, grãos e saladas. Prefira massas com molho de tomate ao invés de molhos cremosos à base de creme ou queijo.

7. Maneire nas sobremesas. Como dito acima, é importante maneirar no chocolate. Nesse sentido, a melhor opção são as frutas. Aproveite as opções da estação e faça uma bela salada de frutas.

Junte algumas ervas como erva-docementa ou capim-limão para dar um gosto especial e diferente. Se quiser, jogue um pouco de cereais e nozes por cima.

8. Beba muita água. A água é essencial para hidratar o corpo, eliminar toxinas e ajudar no emagrecimento, uma vez que ela é importante na quebra de gorduras. Troque refrigerantes e bebidas açucaradas pela água.

Tente seguir essas dicas para manter o peso durante a Páscoa e não se arrepender.

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.04.2017
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