Publicidade

14 doenças que podem ser prevenidas bebendo muito líquido

12 doenças que podem ser prevenidas bebendo muito líquidoNós todos sabemos que o consumo regular de água durante o dia é muito importante para o corpo e a saúde em geral, e o ser humano não sobrevive mais do que alguns dias sem água. De acordo com especialistas, os homens devem beber diariamente 2,1 litros e as mulheres 1,5 litros, além da água dos alimentos. Infelizmente essa quantidade ideal raramente é alcançada. Incluindo a água dos alimentos, uma recomendação frequentemente utilizada pelos cientistas é de 3,7 litros para os homens e 2,7 litros para as mulheres. Agora sabemos que para algumas doenças, beber água tem um terapêutico e preventivo importante.
Uma forma fácil de saber se você bebe bastante água é ver a cor de sua urina. Se estiver clara, é que provavelmente você bebe o suficiente, se em vez disso é amarelo escura, significa que você deve beber mais durante o dia. Há também escalas “inteligentes” que medem o nível de hidratação para um resultado mais preciso.
É importante beber regularmente durante o dia sem esperar sentir sede. Sabemos também que com a idade a sensação de sede diminui, mas continuamos precisando sempre nos hidratar. A desidratação também pode levar a distúrbios de humor ou sonolência.
O Criasaude apresenta 14 doenças para as quais beber água é essencial, como indicado por muitos cientistas:

Publicidade

Sintomas cistite1. Cistite. Nos casos de cistite ou infecção do trato urinário, beber irá limpar e eliminar as bactérias. Beba bastante água e em frequência durante o dia. Essa medida é muito importante para complementar a terapia convencional com antibióticos. 

2. Constipação. A ingestão de líquidos durante o dia amolece as fezes. Outra dica importante é comer muita fibra. Além disso, beber água entre as refeições promove a produção de saliva1, que ajuda a melhorar a digestão dos açúcares na boca, evitando que alimentos mal digeríveis atingindo o estômago ou intestinos e levando ao inchaço.

3. Síndrome do intestino irritável. Alimentos ricos em água, em particular, melhoram os sintomas desta síndrome, especialmente a constipação. A menta tem uma cura comprovada para a síndrome, sendo aconselhável consumir esta planta como um chá.

4. Hemorroidas. Neste caso também, beber reduz a prisão de ventre, uma causa comum de hemorroidas.

10 alimentos contra a depressão5. Fadiga. A desidratação é uma das causas de fadiga. Bebidas ricas em cafeína, como chá, café ou cola dão energia, mas também podem desidratar. É aconselhável beber a quantidade diária recomendada (ler o início do artigo), que pode ser água, caldo ou suco. A água ajuda a hidratar as células do corpo, o que pode melhorar o trabalho e também ajudar a uma melhor eliminação de toxinas. Beber regularmente também ajuda a evitar certas dores de cabeça, pois sabemos que nosso cérebro é composto por 70% de água.   

6. Gota. A desidratação é uma causa da gota, e por isso é aconselhável para beber 2-3 litros de água ou suco por dia, em especial durante um ataque de gota. Sinta-se livre para beber 500 mL de água na parte da manhã, imediatamente após acordar.

7. Febre. Beber cerca de 2 litros de líquido por dia é essencial para compensar a desidratação causada pela febre. Água e chás de ervas (por exemplo) são fortemente recomendados.

8. Sinusite. Beber bastante dilui as secreções nasais. A aplicação local de solução salina também melhora os sintomas de forma significativa.

9. Influenza e resfriado. Em casos de influenza e resfriado, 2 doenças virais, beber bastante dilui o vírus e facilita a sua eliminação. Como a febre é frequentemente associada a essas duas doenças infecciosas, a água ajuda a combater a desidratação.

10. Dor de garganta. É muito importante beber muito em casos de dor de garganta, cerca de 3 litros por dia (duas vezes a ingestão diária recomendada). A bebida pode limpar a garganta e lutar contra a garganta seca. Também é recomendado para gargarejar, por exemplo, solução à base de sálvia.

11. Tosse. É aconselhável beber líquidos quentes, como chás de ervas. A infusão perfeita para tosse é o chá de tomilho com um pouco de mel. O mel tem um efeito comprovado no tratamento de tosses.

Câncer de pele12. Queimadura solar. Calor, muitas vezes associada a uma queimadura solar, naturalmente promove a desidratação, e é essencial beber muito para prevenir e tratar as queimaduras solares. Prefira água e evite refrigerantes.

13. Cálculos urinários. Uma ingestão insuficiente de líquidos, especialmente água, aumenta o risco de formação de cristais que são a origem de cálculos urinários muito dolorosos. A água ajuda a diluir a urina e, assim, reduz a formação de cristais.
No verão, há um aumento de casos de cálculos urinários devido ao calor e também à seca, que pode levar a uma desidratação.

14. Sobrepeso e obesidade. Um estudo publicado em julho 2016 mostrou que as pessoas que não eram suficientemente hidratadas, isto é, que não bebem o suficiente, apresentaram em média um IMC superior em relação a aquelas que se hidratavam o suficiente. Este estudo centrou-se na análise de quase 10.000 adultos. No entanto, os cientistas acreditam que não há necessariamente uma relação causal, ou seja, pessoas obesas e com sobrepeso podem tornar-se naturalmente mais desidratadas. O que é certo é que beber regularmente e também consumir alimentos ricos em água, como frutas, são excelentes hábitos para uma boa saúde, levando à perda ou manutenção de peso. O pesquisador Dr. Tammy Chang, da Universidade de Michigan (EUA), conduziu o estudo que foi publicado na edição de julho e agosto de 2016 na revista especializada Annals of Family Medicine.

Dicas para se manter bem hidratado durante o dia:
– Comece o dia com um copo de água no café da manhã
– Leve sempre consigo uma garrafa de água de 500ml ou mais durante o dia, leve-a consigo para todo o lado (trabalho, lazer)
– Beba um copo de água antes de dormir
– Siga uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, que são naturalmente ricos em água
– Se você não gosta de beber água como ela é (in natura), pode adicionar um pouco de limão (incluindo lima) ou outras frutas cítricas

Artigo atualizado em 15 de dezemb ro de 2022. Baseado em uma ideia original de Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: Mayo Clinic, Wake Forest Baptist Medical Center, CBSNews, El Pais Uruguai, outras fontes mencionadas no artigo. Correção do artigo: Christine Gruffat (18 de dezembro de 2018). Créditos fotográficos: Fotolia.com. Crédito infográficos: Criasaude.com.br (Pharmanetis Sàrl)

Bibliografia e referências científicas:

  1. Revista Vida e Saúde, revista brasileira de saúde, edição de abril de 2022
Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.12.2022

Publicidade