Publicidade

Plantas medicinais que podem ser cultivadas no seu jardim ou varanda

tomilho bronquiteSe você é um jardineiro experiente, você mesmo pode semear as sementes, na maior parte dos casos no outono ou primavera. Para os novatos, ou aqueles que não têm muito tempo, a maneira mais fácil é compra mudas de plantas em estabelecimentos especializados e então replantá-las no jardim ou em um vaso grande.
Cultivar plantas medicinais tem várias vantagens. Em primeiro lugar, o tratamento de doenças de baixa gravidade com plantas pode ser excelente para a saúde, o chá de hortelã-pimenta é reconhecido pela ciência devido a sua eficácia contra a síndrome do intestino irritável.
Além dos efeitos medicinais, o tratamento com plantas permite economizar, um xarope contra a tosse à base de tomilho frequentemente apresenta a mesma eficácia que os xaropes vendidos em farmácias que custam muito mais cara, geralmente.

Finalmente, a jardinagem pode ser um ótimo passatempo e uma boa maneira de lutar contra o estresse.

Organização do seu jardim de plantas medicinais
Algumas plantas medicinais, tal como discutido neste ebook, têm características diferentes, algumas precisam de muito sol, solo seco e arenoso; outras preferem
sombra, solo úmido e argiloso. Note que algumas plantas suportam condições mistas.
Devido às necessidades de cada planta, pode ser útil organizar as plantas em seu jardim utilizando alguns critérios, aqui estão algumas ideias:

Plantas que precisam de luz solar, solo arenoso, seco e bem drenado
Tomilho, alecrim, lavanda, sálvia, endro, arruda, manjerona, estragão.

Plantas que precisam de luz solar, um solo argiloso, ligeiramente ou pouco úmido
Boldo, hortelã, erva-cidreira (prefere sombra) e manjericão.

Observação: Evite plantar tomilho ao lado de orégano.

Plantas em vasos
Algumas plantas medicinais crescem muito bem em vasos, como manjericão, poejo, capim-limão, tomilho, hortelã-pimenta.

Hortelã-pimenta

Outros também crescem em jardineiras, mas muitas vezes requerem um pote grande como alecrim.

No caso de plantas em vasos, a água da rega deve ser capaz de secar. Verifique se o vaso está bem furado embaixo para que a água consiga fluir para um prato ou outro vaso. Atenção, não deixe água acumulada nos pratos dos vasos, esvazie sempre ou coloque areia. A água parada pode levar a proliferação do mosquito da dengue e de outras doenças.

Boas dicas para cultivar plantas em vasos (irrigação e adubação)
Em adição a uma rega regular (uma vez por dia no verão, é bom) para as plantas que necessitam de uma grande quantidade de água, é recomendável adicionar, uma vez por semana (no verão) ou a cada duas semanas (no resto do ano), fertilizantes de origem biológica (ou orgânico). Você pode encontrar estes fertilizantes em lojas especializadas na forma de líquido, pó, etc. Escolha fertilizante não tóxico (em geral claramente indicado na embalagem).

Update: 26.11.2020

Quer saber mais ? Ebook de Criasaude
50 plantas medicinais para serem cultivadas em seu jardim ou varanda

ebook-criasaude

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.04.2021

Publicidade