10 plantas medicinais para o inverno | Criasaude

10 plantas medicinais para o inverno

10 plantas medicinais para o invernoSÂO PAULO – O inverno pode trazer diversas doenças incômodas e que atrapalham nossa vida. A maioria das enfermidades são do trato respiratório, como resfriadogripetossepneumonia e até agravamento de algumas condições, como asma. Embora medicamentos alopáticos sejam indicados e recomendados para muitas doenças típicas do inverno, as plantas medicinais têm o seu lugar na terapêutica e funcionam tão bem quanto os remédios tradicionais. Veja a algumas ervas naturais indicadas para o inverno.  

1. Limão. O limão é uma fruta rica em vitamina C e atua como antisséptico das vias aéreas. Ele é usado para combater gripes, resfriados, alergias, dores de garganta e bronquites. Ele pode ser utilizado na forma de suco com um pouco de mel. Leia também: suco de limão.

Guaco Brasil2. Guaco. O guaco é uma planta medicinal bem famosa no Brasil pelas suas propriedades bronco dilatadoras e expectorantes. A planta ainda possui propriedades antiasmáticas, antissépticas das vias respiratórias e antirreumáticas. O guaco é normalmente usado para eliminar o catarro em casos de tosse, asma, bronquiterouquidão, infecções e dores de garganta e gripe. A forma mais comumente utilizada é o chá e xarope. Leia também: xarope de guaco

3. Eucalipto. O eucalipto tem propriedades desinfetantes das vias respiratórias, antissépticas, expectorantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, dentre outras. A planta é normalmente utilizada em casos de resfriado, tosses, para eliminação do catarro, pneumonia, gripes, asma e bronquite. As formas mais utilizadas é a inalação de eucalipto, xarope de eucalipto e infusão de folhas de eucalipto.

Xarope de alho uso4. Alho. Essa planta medicinal, além de importante ingrediente na cozinha, é utilizada por suas propriedades antibacterianas, antibióticas, antimicóticas, expectorantes e antissépticas. O alho é utilizado em casos de dor de garganta, catarro no pulmão, tosse, irritação das vias aéreas, pneumonia, bronquite e outras doenças respiratórias. As formas mais comuns de uso é o xarope de alho, na forma pura (dente de alho), e infusão (chá) de alho. Para amenizar seu gosto forte, adicione mel ao chá de alho.

5. Salvia. A salvia é também utilizada na culinária e possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes. A planta é normalmente empregada nos casos de tosse, bronquite e resfriados. As formas de uso mais comuns são a infusão (chá) de salvia e tintura de salvia. Leia também: remédio à base de salvia.

10 plantas medicinais para o inverno6. Tomilho. O tomilho, também usado na cozinha, possui flavonoides e taninos com propriedades expectorantes, antibacterianas, antivirais, antissépticas e bronco dilatadoras. Devido a suas propriedades fluidificantes do muco, o tomilho é usado em casos de tosse, resfriados, sinusites, bronquites, dores de garganta e gripes. Algumas das formas utilizadas da planta são o xarope de tomilho, a infusão (chá) de tomilho e a inalação de tomilho. Leia também: remédio de tomilho e mel.

7. Gengibre. O gengibre possui componentes como zingibereno e zingerona que são estimulantes, anti-inflamatórios, antissépticos e bactericidas. O gengibre é comumente usado em resfriados, tosse e dor de garganta, além de ser empregado como tônico nos casos de fadiga e cansaço. A preparações mais comuns são: xarope de gengibre e infusão (chá) de gengibre.

8. Tanchagem. A tanchagem tem propriedades expectorantes, antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias. É usada para tosse seca e com catarro, bronquite e no caso de infecções das vias respiratórias. A forma mais utilizada da planta é a infusão (chá) de tanchagem.

9. Agrião. Essa planta medicinal contém propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que são muito eficazes nos casos de doenças respiratórias como tosse, bronquite, gripe e catarro acumulado no peito. A forma mais comum de ingestão do agrião é na forma de infusão (chá) de agrião com mel.

Xarope de cebola10. Cebola. Assim como alho, a cebola possui substâncias que são antimicrobianas e antialérgicas, com propriedades antissépticas e curativas de inflamações e infecções do trato respiratório. A cebola é utilizada em casos de gripe, resfriados, sinusites e outras doenças. Algumas formas de uso são oxarope de cebolamel com cebola e a tintura de cebola. Leia também: remédio de cebola e vinagre contra tosse.

Consulte o médico ou o farmacêutico para saber se você tem alguma alergia ou contraindicação a alguma das plantas medicinais indicadas.


Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.07.2018