Quem deve se vacinar contra a gripe?

Tratamento varicelaBRASÍLIA – A vacinação contra a gripe deve ser feita todo ano naqueles que querem evitar a gripe. A campanha de vacinação começou no Brasil no dia 17 de abril de 2017. A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 será de mobilização nacional.
A vacinação contra a gripe é o meio mais eficaz de prevenção contra a doença. A gripe é uma doença infecciosa provocada por um vírus, o Influenza virus. Uma novidade: a partir de agora, os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo.
A vacinação contra a gripe é particularmente recomendada para os grupos de risco seguintes:
– pessoas de 60 anos ou mais.
– pessoas em contato com doentes ou trabalhadores das unidades de saúde (enfermeiros, ajudantes de hospitais, médicos, etc).
– professores.
– crianças de 6 meses a 5 anos.
– indígenas.
– gestantes (em qualquer idade gestacional).
– mulheres (puérperas ) até 45 dias após o parto.
– pessoas que sofrem de doenças crônicas (diabetes, etc.) e em particular de doenças cardiovasculares. De fato, registra-se um aumento de cerca de 20 % nos casos de doenças cardíacas, como o infarto do miocárdio, durante a época da gripe.
De acordo com um estudo publicado pela Revista da Associação Médica do Canadá (Canadian Medical Association Journal), em 2010, a vacinação contra a gripe permitiria a redução em cerca de 19 % do risco de ocorrência de um primeiro infarto de miocárdio e de cerca de 30 % quando a mesma se destina a proteger seus pacientes de riscos cardiovasculares.
– presos e jovens que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.


No Brasil ocorrem campanhas de vacinação para pessoas idosas e grupos de risco em vários estados. Em 2017, o Ministério da Saúde está adquirindo 60 milhões de doses da vacina.

Eficácia

A vacina tem uma eficácia de 60 a 90% e em função dos anos, pois isso também depende da escolha da vacina (efetuada no verão). A eficácia depende também da idade do paciente e de fatores como infecções e doenças crônicas.

Quando fazer?

A vacina torna-se eficaz entre 15 a 20 dias após o dia da vacinação. A injeção da vacina da gripe deve ser feita todo ano.

Gripe sintomas

14.04.2017. Fontes: Ministério da Saúde, Folha de S.Paulo, Canadian Medical Association Journal, OMS. Fotos: Criasaude.com.br, Fotolia.com

Ler também:
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.04.2017
Ler também: