Publicidade

Home » Remédios naturais » Hidratante labial (protetor labial)

Hidratante labial (protetor labial)

Uso

Remédio caseiro contra os lábios secos (usado especialmente durante o inverno, contra secura causada pelo frio), contra herpes labial (com óleo essencial de erva-cidreira).

Publicidade

Aceite de almendras dulces

Ingredientes

– 10 g de manteiga de carité.

– 10 g de cera branca de abelhas (ou amarela).

– 5 gotas de óleo essencial de lavanda.

– 5 gotas de óleo essencial de erva-cidreira contra herpes labial (opcional).

– 1 pote pequeno para colocar a manteiga.

Preparação

– Esterilizar o frasco com água fervente.

– Prepare um banho-maria em fogo baixo.

– Coloque em uma panela a manteiga carité e cera de abelha. Leve os dois para o banho-maria.

– Uma vez que estes dois ingredientes estiverem derretidos (eles ficam transparentes), desligue o fogo e adicione o óleo essencial de lavanda (ou o de erva-cidreira, caso seja usado para herpes).

– Misture.

– Coloque a mistura no pequeno pote enquanto ainda estiver quente (na forma líquida). Você vai ver que depois de cerca de 30 minutos o líquido vai solidificar e virar uma espécie de pasta (semelhante à manteiga).

– Coloque uma etiqueta indicando o nome e a data de produção.

Posologia

– Aplicar nos lábios quando preciso (várias vezes por dia, se necessário).

Prazo de validade:

Três meses, se o frasco estiver esterilizado.

Observações úteis

– Este remédio caseiro é feio exclusivamente a partir de ingredientes naturais, como cera de abelha e manteiga de carité (foto), e não à base de óleos minerais do petróleo (parafina ou vaselina). Sabemos que a pele prefere os produtos naturais, porque  eles permitem a respiração da pele. Os óleos minerais e gorduras permanecem mais tempo na pele e podem levar à oclusão.

– A desvantagem deste remédio, com relação de hidratantes labiais comerciais muitas vezes à base de óleos minerais é o seu alto preço.

Na Europa e no Brasil, os ingredientes principais (cera de abelha e manteiga de carité) são caros. No Brasil, a manteiga de carité e a cera de abelha são encontradas em farmácias de manipulação e vendidas com prescrição médica. Portanto, se você pretende fazer esse remédio caseiro, converse com o seu médico para obter uma receita.

Sabe-se que hidratantes labiais comerciais à base de óleo mineral, paradoxalmente, tendem a ressecar a pele, o que pode criar um círculo vicioso. Preparar o seu próprio protetor labial natural pode ser pode ser mais barato em longo prazo, porque ele é usado apenas em algumas ocasiões, e não durante todo o inverno como uma manteiga industrial.

Você também vai encontrar hidratantes labiais naturais prontos em farmácia, pergunte ao seu farmacêutico para aconselhamento.

– Também é possível substituir a manteiga de carité por manteiga de cacau (usar 10 g de manteiga de cacau).

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 24.04.2021

Publicidade