Publicidade

Home » Remédios naturais » Óleo essencial de hortelã-pimenta

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Uso

Contra dores de cabeça, especialmente dores de cabeça de tensão. Indicado também contra a enxaqueca.

Ingredientes

– 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Observação: o óleo essencial geralmente contém 50 a 60% de mentol (o principal ingrediente ativo da hortelã-pimenta)

– 30g de óleo de amêndoas (outra base para óleo essencial também pode ser usada, leia nosso arquivo sobre óleos essenciais para entender melhor)

Preparação

– Misture a hortelã-pimenta com o óleo de amêndoa

Posologia

– Massagem nas têmporas e na testa. Evite aplicar em torno dos olhos. Você pode repetir a aplicação a cada 15 minutos.

Contraindicações

Crianças menores de 6 anos.

Outra receita possível (diluição em álcool)
Também é possível diluir o óleo essencial de hortelã-pimenta em álcool a 90 °, normalmente 1 parte de óleo essencial de hortelã-pimenta com 9 partes de álcool. Em caso de dor de cabeça, aplique diretamente o óleo essencial de hortelã-pimenta diluído na testa ou nas têmporas, massageie por alguns minutos para penetrar na pele. Evite aplicar perto dos olhos. Você pode repetir a aplicação a cada 15 minutos.

Observação

De acordo com um estudo clínico publicado em 1996 no jornal alemão Nervenarzt (link PubMed), o óleo essencial de hortelã-pimenta é tão eficaz quanto o paracetamol para dores de cabeça do tipo tensional. O h.e. de hortelã-pimenta foi mais eficaz do que um placebo, ainda de acordo com este estudo alemão.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.04.2021

Publicidade