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Suco de beterraba

Uso

Suco de beterraba usoUsado contra a hipertensão, em atletas pode aumentar o desempenho (especialmente para a resistência), mau colesterol (LDL), insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ler mais em Observações)   


Ingredientes

Para 250 mL de suco:
– 2 ou 3 beterrabas descascadas.
– Possivelmente duas cenouras (opcional).
– Mixer (misturador) ou melhor ainda uma centrífuga para obter mais suco líquido (também usada na receita de suco de cenoura).
– Sal e pimenta.
– Água.

Preparação

– Coloque as beterrabas (e se você também quiser a cenoura) no mixer ou centrífuga e cerca de 150 mL de água.
– Misture os legumes e a água por alguns minutos até obter um suco homogêneo.
– Adicionar mais água para fazer um suco mais líquido.
– Se necessário, acrescente um pouco de sal e pimenta.
– Você pode colocar o suco por cerca de 10 minutos na geladeira para torná-lo mais consistente.

Posologia

– Beba um copo de suco de beterraba uma vez por dia, de manhã, por exemplo.

Armazenamento:
Beba imediatamente ou guarde na geladeira por algumas horas.

Notas:
– No início é aconselhável beber o suco em pequenas doses e um pouco diluído (por exemplo, 100 mL), uma vez que ele é forte e irritantes para o intestino, e isso pode levar um tempo para adaptação. É sempre melhor procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico, nutricionista ou farmacêutico especializado em nutrição antes de iniciar um tratamento com suco de beterraba.
– Beber 1 suco de beterraba por dia melhora a resistência e reduz a pressão sanguínea em indivíduos com idade de 69 anos ou mais, acometidos por insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), de acordo com um estudo publicado em 10 de fevereiro de 2016, na versão on-line do Journal of the American College of Cardiology-Heart Failure, realizado pelo Wake Forest Baptist, em Winston-Salem, na Carolina do Norte (Estados-Unidos).
– Em 2017, uma equipe de cientistas da Wake Forest Baptist mostrou que beber suco de beterraba antes da prática de exercício físico ajudou o cérebro de pessoas mais velhas a funcionar melhor, ou seja, melhorar a prática de exercícios. Em outras palavras, o cérebro parecia “rejuvenescer” com o suco de beterraba. Este estudo foi publicado em 2017 na revista especializada Journals of Gerontology: Medical Sciences. O estudo incluiu 26 homens e mulheres com idade superior a 55 anos que não praticavam exercícios frequentemente e que apresentaram pressão arterial elevada. De acordo com os pesquisadores, o óxido nítrico (NO) seria responsável por efeitos benéficos no cérebro. Sabe-se que o nitrato, que é encontrado em grandes quantidades no suco de beterraba, é transformado no organismo em óxido nítrico (NO), que por sua vez é uma molécula com efeito hipotensivo significativo.
Em 2010, o Wake Forest Baptist mostrou que o suco de beterraba aumentou o fluxo sanguíneo para o cérebro em idosos. Este estudo de 2010, que foi o primeiro a mostrar um vínculo entre o suco de beterraba e o fluxo sanguíneo no cérebro, foi publicado na revista científica Nitric Oxide: Biology and Chemistry.
– Em 2008, um estudo publicado no jornal científico Hypertension  já havia mostrado o efeito hipotensivo do suco de beterraba.

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 08.11.2017
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