Publicidade

Câncer de pulmão: risco “aumentou muito” entre os fumantes

Câncer de pulmão: risco "aumentou muito" entre os fumantesWASHINGTON – O risco de morrer de câncer de pulmão tem aumentado dramaticamente nos últimos 20 anos em mulheres que fumam, segundo um estudo de mais de 2 milhões de americanos. Preocupante, o fato de que elas fumam como homens e que como eles, começam a fumar quando adolescentes.

Esta pesquisa foi publicada na revista New England Journal of Medicine de 24 de janeiro. O estudo incidiu sobre os fumantes com mais de 55 anos.

Nos anos 60, os fumantes tinham um risco de morrer de câncer de pulmão 2,7 vezes maior do que aqueles que nunca tinha tocado em um cigarro. Durante a última década (2000-2010), o risco era 25,7 vezes maior do que entre aqueles que nunca haviam fumado.

O risco de morrer de outra doença pulmonar crônica na década de 60 foi quatro vezes maior em fumantes do que entre aqueles que nunca haviam fumado. De 2000 a 2010, esse risco foi 22,5 vezes maior.

Ataque cardíaco

Durante a década de 2000-2010, os fumantes de ambos os sexos tiveram um aumento relativamente idêntico no risco de câncer de pulmão, doença pulmonar crônica, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, observam os pesquisadores.

Esta pesquisa, liderada pelo Dr. Michael Thun, membro honorário da Sociedade Americana de Câncer, confirma queparar de fumar reduz o risco de mortalidade resultante do tabagismo. Isto, independentemente da idade.

Vida encurtada

Fumar cigarros chamados “light” é muitas vezes a primeira escolha entre as mulheres. Isso não impediu que houvesse um forte aumento do risco de morte por câncer de pulmão ou resultante de doenças pulmonares crônicas.

Outro estudo, também publicado há duas semanas no New England Journal of Medicine, mostra que as pessoas que fumam durante toda a vida, perdem em médica cerca de dez anos de vida quando comparadas com aqueles que nunca fumaram. Esta pesquisa foi realizada pelo Dr. Prabhat Jha, do Hospital St. Michael da Universidade de Toronto.

Criasaude, 04.02.2013

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2017

Publicidade