PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Gastroenterite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A gastroenterite ocorre com freqüencia durante todo o ano em forma de epidemia. Aqui está o nosso arquivo completo com os bons conselhos e as dicas de alimentação a serem seguidas em caso de gastroenterite. Em anexo, abaixo, você encontra também um pequeno guia resumido.

gastroenteriteGUIA PARA TRATAR UMA GASTROENTERITE

1.
O primeiro passo a ser tomado desde os primeiros sintomas da gastroenterite é beber bastante líquido como, por exemplo, caldos ou infusões à base de plantas medicinais.

2.
Em seguida é importante saber se é necessário consultar um médico ou não. Para os casos em bebês é sempre aconselhado consultar um pediatra para limitar qualquer risco de desidratação grave (ver complicações da gastroenterite).

Em crianças maiores e adultos, uma gastroenterite viral (por ex. após uma epidemia de Rotavírus) pode de forma geral ser curada por auto-medicação, se não houver riscos particulares, por exemplo como com antidiarréicos, remédios à base de bactéria láctea, etc. (ver todos os tratamentos contra a gastroenterite). Já em caso de gastroenterite bacteriana será necessário consultar um médico que irá prescrever antibióticos.

3.
gastroenterite cha pretoPor fim, pode ser benéfico se tratar com plantas medicinais, em particular plantas ricas em taninos como o chá preto (ver todas as plantas medicinais contra a gastroenterite).

Uma alimentação à base de iogurte é também uma boa medida para curar uma gastroenterite (ver também outros conselhos úteis).

Ler a sequência: definição de gastroenterite

Ler também: queimação do estômago e azia.

Dicas de prevenção

Para limitar o contágio é importante lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, especialmente durante epidemias de gastroenterite.

Você deve saber que o vírus da gastroenterite, predominantemente o rotavírus, é facilmente transmitido através de fezes e vômito. Fala-se em contaminação oral-fecal.

Entrevista sobre a gastroenterite

A gastroenterite em 7 perguntas e respostas

A visão dessa doença infecciosa, na maior parte das vezes benigna, da Farmacêutica Chiara Rivière-Gallo que trabalha em Genebra (Suíça):

1. Quais os sintomas clássicos de gastroenterite ?
Há frequentemente náuseas, vômitos e diarreia (aguda). Às vezes, a gastroenterite é acompanhada de febre, dor de cabeça, cólicas de estômago e até dor nos membros. Em alguns casos graves como em crianças pequenas (bebês, crianças,…) pode ser observado uma desidratação (perda de peso, sede, boca seca, diminuição do volume e frequência da urina,…). Neste caso, consulte um médico o mais rapidamente possível!

2. Quanto tempo dura a gastroenterite ?
Em geral, a gastroenterite dura em média de 2 a 3 dias.

Sobre as gastroenterites provocadas pelo Norovírus (uma gastroenterite viral que é bastante comum), normalmente dura de 12-60 horas, mas na maioria dos pacientes, em dois dias a gastroenterite já se curou. Note, no entanto que, um paciente pode permanecer contagioso por até dois dias após a recuperação.

3. É possível ter várias gastroenterites em seguida uma da outra ?
Sim, porque a imunidade ao vírus da gastroenterite, em particular o norovírus, dura pouco tempo e há várias fontes. Isso é porque a produção de uma vacina contra infecções provocadas pelo norovírus, no momento não é possível.

4. Precisamos consultar um médico ?
Não, exceto os recém-nascidos, crianças muito jovens, e pelo contrário, pessoas muito velhas e muito frágeis. A gastroenterite viral (a que conhecemos principalmente no inverno) deve ser curada com automedicação (paracetamol em caso de dor, sachês de reidratação, etc) porque, como mencionado acima, após cerca de 2 dias a gastroenterite desaparece por si só. As recomendações são provenientes do NHS, um órgão público no Reino Unido. O objetivo da automedicação é para evitar sobrecarregar o pronto-socorro ou o médico da família e para limitar a propagação (sabemos que a gastroenterite é muito contagiosa). Em caso de sintomas suspeitos, tais como uma diarreia forte e persistente, muco nas fezes, uma desidratação, uma diarreia profusa aquosa, em caso de retorno de sangue, consulte um médico.

5. Durante a gastroenterite qual alimentação devemos ter ?
Primeiramente é importante notar que é necessário comer em pequenas doses, por exemplo, de 6 a 10 pequenas refeições durante o dia, ao invés de 3 refeições habituais. Sobre o conteúdo dessas refeições, deve-se evitar alimentos condimentados ou legumes crus. Comer principalmente banana e purê de cenoura. Não se esqueça de tomar muito líquido, como chá, sopa e água de arroz (ver também questão 6). Evite bebidas muito doces como Coca-Cola, pois açúcar em excesso pode piorar a diarreia.

6. Quais são os tratamentos para curar uma gastroenterite viral ?
Distinguimos entre os tratamentos para crianças pequenas e bebês das crianças mais velhas e adultos.

Para crianças pequenas e bebês, em caso de desidratação leve, é possível utilizar soluções de reidratação disponível em farmácias. Além disso, a OMS recomenda a preparação da fórmula:

Fórmula OMS (simplificada)

- 8 colheres (chá) de açúcar;

- 1 colher (chá) de sal;

- Suco de 1-2 laranjas;

- 1 litro de água fervida (especialmente em países onde a água não é potável).

Administrar regularmente em pequenas quantidades para as crianças.

Esta fórmula é preferível à água de arroz. Esta última não contém hidratos de carbono suficiente.

Se a desidratação (olheiras, perda de peso, sede, etc) for marcante nos bebês, consulte imediatamente um médico! 

7. Como evitar a contaminação do meio ambiente ?
Sabemos que a gastroenterite é altamente contagiosa, o vômito contém uma quantidade enorme de vírus que pode se depositar sobre os móveis, etc. Portanto, é essencial lavar as mãos regularmente, especialmente no inverno (durante uma epidemia).

A roupa deve ser lavada acima de 60°C. Para a máquina que não lava a esta temperatura, a roupa deve ser colocado em um ambiente exterior por 14 dias.

Outras medidas eficazes de prevenção podem ser tomadas como a desinfecção de chãos, móveis, etc.

Entrevista realizada em Genebra por Xavier Gruffat (Editor da Creapharma)

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas Conselhos
Complicações Prevenção
Quando consultar ?

Ultimas mensagens do fórum gastroenterite

Última mensagem

Você também FAÇA PERGUNTAS NO FÓRUM GASTROENTERITE 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 23.04.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
23.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014