Publicidade

Alimentos muito salgados nos estados unidos

Alimentos muito salgados nos estados unidosWASHINGTON – Os alimentos industrializados assim como aqueles que são vendidos em restaurantes de fast food nos Estados Unidos permanecem em geral muito salgados, de acordo com um estudo recente. Os médicos continuam pedindo a regulamentação dos níveis deste condimento, o qual seu consumo excessivo está ligado a 150.000 mortes por ano.

“A indústria de alimentos é lenta para reagir e introduz mudanças muito pequenas” nas doses de sal contido  nos alimentos, afirma o Dr. Stephen Havas, professor de medicina preventiva da Universidade Northwestern, do estado de Illinois (EUA).

De 2005 a 2011, o teor de sal em 402 alimentos processados caiu cerca de 3,5%, enquanto houve um aumento de 2,6% em 78 outros produtos, explica o estudo.

“Este problema não será resolvido sem que o governo federal intervenha para proteger a saúde pública”, estima o Dr. Havas. “O teor de cloreto de sódio deve ser regulamentado”, disse ele.

Cerca de 90% dos americanos vão sofrer à diferentes graus de hipertensão em algum momento de suas vidas e uma alimentação muito salgado é a principal causa, diz o estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (JAMA).

A hipertensão aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, que são muitas vezes fatal ou causar deficiência.

Duas colheres de chá por dia

“Altos níveis de sal são do interesse da indústria de alimentos por mascarar o sabor dos ingredientes que muitas vezes não são da melhor qualidade”, disse ainda o Dr. Havas. Dasd

“Por outro lado, os alimentos salgados nos fazem sentir mais sede e então, a beber mais refrigerantes e álcool, o que também beneficia a indústria”, acrescenta.

Um americano consome, em média, cerca de duas colheres de chá de sal por dia, muito mais do que a quantidade recomendada pela Associação Americana do Coração, ou três quintos de uma colher ou um máximo de 1.500 miligramas.

Aproximadamente 80% da ingestão diária de sal nos Estados Unidos vem de alimentos industrializados ou da comida de restaurantes e muito pouco do que é adicionado à comida preparada em casa, indica este estudo.

Leia também: hipertensãoacidente vascular cerebral

Criasaude.com.br, 20 de maio de 2013 – © shock – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade