PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Caspa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre caspa (dermatite seborreica)

caspaAs caspas são finas escamas brancas que provêm do couro cabeludo. Elas podem ser de dois tipos: caspa seca ou oleosa. As secas estão mais relacionadas com uma aceleração da regeneração das células do couro cabeludo. Já as oleosas podem estar relacionas com uma dermatite seborréica, psoríase ou alta proliferação de fungos.

Outros fatores como estresse, ansiedade, banho muito quente, idade e sexo também estão relacionados. Os homens são geralmente mais afetados do que as mulheres.

Aproximadamente 1 a 3% dos adultos e 10% dos bebês com menos de 1 mês de idade, sofrem de caspa ou dermatite seborreica.

A caspa seca é caracterizada pelo surgimento de pequenas escamas brancas e é acompanhada por cabelos óleos. Já a caspa oleosa apresenta menos queda de escamas brancas, cabelos óleos, vermelhidão, com ou sem coiceira. Ambas tendem a piorar com o frio ou durante inverno seco.

As caspas podem regredir naturalmente, principalmente em bebês menores de 1 mês de vida. No caso dos adultos, a caspa geralmente é uma condição crônica e muitas vezes são necessários longos tratamentos.

O tratamento da caspa é feito com xampus anti-caspa ou antifúngicos, existem diversos tipos com efetividade parecida, caso um xampu não esteja funcionando para você procure outro com diferente princípio ativo. O xampu deve ser deixado entre 5 a 10 minutos no cabelo antes de enxaguar e deve ser remo vido completamente do cabelo.

caspa plantas

Lavar frequentemente os cabelos com xampus para cabelos oleosos piora o problema, pois isso estimula as glândulas sebáceas, que secretam ainda mais sebo. É melhor, portanto, alternar xampus para cabelos oleosos e xampus suaves. Caso a caspa persista, consulte um médico, pois ele poderá prescrever pomadas/cremes a base de corticóides ou xampus antifúngicos.

Caso você prefira alternativas naturais, existem xampus a base de plantas como a mirra, o eucalipto, a tussilagem e o alcatrão que podem auxiliar no tratamento.

Procure um médico caso o couro cabeludo estiver avermelhado, com muita coceira ou se a caspa surgir em outras partes do corpo, pois nestes casos a caspa pode estar associada a outras doenças.

Para prevenir a caspa, evite lavar demais os cabelos, principalmente com água muito quente, não durma com cabelo molhado, mantenha uma alimentação saudável e utilize xampu anti-caspa ou antifúngico algumas vezes por mês mesmo sem sintomas.

Ler a sequência: definição caspa

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas Dicas

Ultimas mensagens do fórum caspa

Última mensagem

  • Caspa fiz uma selagem (19.05.2014)

      fiz uma selagem,e após alguns dias começaram a descamar o couro cabeludo.sera que houve uma queimadura ou simplesmente se transformou em um problema de caspa?me ajude por favor,preciso usar algo que elimine isso. obrigado.
  • Ferida no couro cabeludo (15.02.2014)

    ola, minha filha tem umas feridas que sai na cabeça e cria pus, ja levei ao médico e receitam medicamentos, dou, passa e algum tempo volta de novo, gostaria de saber o uqe posso faser
  • Ajuda para me livrar da seborreia (03.02.2014)

    ola,gostaria de alguma dica caseira ou algum remedio eficaz contra seborreia vcs poderiam me ajudar? o q faço pra diminuir oleo de azeite é bom ou causa mais ainda! obrigada.

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM CASPA 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.05.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
21.05.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

5 informações essenciais sobre o infarto cardíaco em mulheres

Conheça 5 informações importantes sobre o risco de infarto do coração em mulheres.

Carência de vitamina D associada ao mal de Alzheimer

Estudo aponta que a carência vitamina D, produzida ao se tomar sol, pode causar o mal de Alzheimer.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 27.08.2014