Publicidade

Expectativa de vida no brasil aumentou, diz ONU

Expectativa de vida no brasil aumentou, diz onuBRASÍLIA, DF – Numa determinada população, o número médio de anos que um indivíduo vive é conhecido como expectativa ou esperança de vida. Esse é um dos índices mais usados por órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, para medir a qualidade de vida de um país ou região. Além disso, a expectativa de vida é também usada para inferir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De acordo com a Organização Mundial de Saúde em 2013, o país com a maior expectativa de vida foi Mônaco, com média de 87,3 anos, seguido de Japão (84,6 anos) e Andorra (84,2 anos).

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos, um aumento real de 11,2 anos. O avanço foi apontado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o crescimento foi possível em razão das medidas de combate à desnutrição, redução da mortalidade materna e infantil, ampliação do acesso a vacinas e medicamentos gratuitos, melhoria do atendimento às mães e bebês, enfrentamento das doenças crônico-degenerativas e das chamadas mortes violentas, entre outras ações na área de atenção básica e urgência e emergência.

O ministro ainda reforçou a redução na mortalidade infantil e destacou redução de 70% entre 1980 e 2012. Essa redução, no entanto, não foi igual. A queda foi maior no Norte e no Nordeste, onde era muito mais acentuada.

O relatório colocou o Brasil na 79ª posição do ranking do IDH entre 187 países, com um valor de 0,744 (categoria de Alto Desenvolvimento Humano), indicando aumento de 36,4% entre 1980 e 2013. O índice está acima da média de 0,735 para os países do grupo de Alto Desenvolvimento Humano e acima da média de 0,740 para os países da América Latina e Caribe.

Também houve crescimento na expectativa da vida nos últimos anos: em 2010, a estimativa era de 73,1 anos, já em 2013, passou para 73,9 anos. Os resultados seriam ainda melhores se o PNUD utilizasse dados atualizados para a elaboração do relatório. De acordo com dados recentes já disponíveis do IBGE de 2013, a esperança de vida ao nascer seria de 74,8 anos. Se fossem considerados esses números a outros dados defasados, como o de escolaridade, o país sairia da 79ª posição para a 67ª.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, mais importante do que analisar o posto no ranking é considerar o verdadeiro IDH do país. “A gente passaria de 0,744 para 0,764, que é o avanço real, como está o Brasil hoje. Vários países têm seus indicadores com estatísticas atualizadas, similares às brasileiras, que estavam disponíveis e podiam ser utilizadas. O Brasil vem se esforçando em melhorar essa captação de dados por organismos internacionais. Não estamos tratando de dados alternativos ou não reconhecidos”, afirmou.

O relatório mostra que as desigualdades no Brasil estão diminuindo. O IDH do Brasil ajustado à desigualdade (IDHAD) ficou em 0,542 em 2013, com uma perda de 27% em relação ao IDH. Essa perda vem caindo ao longo dos últimos anos: era de 29,6% em 2006. Das três dimensões analisadas no IDHAD, a desigualdade na expectativa de vida ao nascer é a menor, com um índice de 14,5%, seguido da desigualdade na educação (24,7%) e da desigualdade na renda (39,7%).

Para o ministro da Educação, Henrique Paim, o relatório mostra que, em relação à expectativa de anos de estudo, o Brasil está melhor que os outros membros do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) e nações vizinhas, como o Chile. “Isso revela que há um esforço do país do ponto de vista de inclusão, de melhoria da frequência escolar. Esse processo está reconhecido no relatório”, observou.

28 de Julho de 2014. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (Farmacêutico). Fontes: Ministério da Saúde e United Nations Statistics Division

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.10.2015

Publicidade