Publicidade

Medicamentos contra a obesidade (como semaglutida): entrevista com uma especialista

SÃO PAULO – Os agonistas do receptor GLP-1, como a semaglutida (Ozempic®, Rybelsus®, Wegovy®) e a liraglutida (Victoza®, Saxenda®) permitiram enormes avanços nos tratamentos contra o sobrepeso e a obesidade. No Brasil, o Wegovy® acaba de ser aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovada em 2 de janeiro de 2023) para o uso no controle de peso e apesar desta molécula já estar disponível em outros formatos, especialistas como o médico endocrinologista Dr. Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), considera que esta aprovação é um marco importante no tratamento contra a obesidade.

Publicidade

O Wegovy® é o nome comercial da simaglutida 2,4 mg, uma injeção subcutânea de dose semanal, que demonstrou ter uma maior potência na redução de peso de forma sustentada em combinação com uma dieta balanceada, atividade física e acompanhamento multidisciplinar1.

Mas afinal, qual a diferença do Wegovy® em relação aos outros medicamentos agonistas do receptor GLP-1? O Criasaude realizou uma entrevista com a Dra. Jacqueline Rizzolli, CRM 19507, que é endocrinologista do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS e membra da diretoria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), e fez um compilado dos principais estudos sobre o assunto para ajudar a responder essa pergunta.

Como agem os agonistas do receptor de GLP-1?
Tanto a simaglutida quanto a liraglutida são moléculas sintéticas que agem em nosso organismo imitando a ação do GLP-1 (glucagon-like-peptide-1), que é produzido naturalmente em nosso organismo. Elas se ligam aos receptores de GLP-1 levando a uma diminuição da produção de glicose no fígado, um aumento da produção de insulina, uma diminuição dos movimentos peristálticos do intestino, um retardo no esvaziamento do estômago e a uma redução da sensação de apetite.
Segundo a Dra. Jacqueline Rizzoli cerca de 85% das pessoas que utilizam estas medicações para a redução do peso respondem bem ao tratamento, mas salienta que “a redução de peso depende do controle da alimentação, atividade física e do uso correto do medicamento, sempre com acompanhamento médico”.

Diferença entre as semaglutidas – Wegovy®, Omzempic® e Rybelsus®?
A grande diferença do Wegovy® para as outras simaglutidas é que este medicamento tem indicação específica para tratar sobrepeso e obesidade com estudos que comprovam sua maior eficácia para esse tipo de tratamento, já às outras semaglutidas tem indicação para tratar diabetes tipo 2, embora já venham sendo usadas para esse fim mesmo sem a indicação na bula, uso off label.
O Wegovy® é de aplicação subcutânea, o que melhora sua absorção em relação ao Rybelsus®, que é um comprimido por via oral. Já em relação ao Ozempic®, que também é uma injeção subcutânea semanal, o Wegovy® pode alcançar uma dosagem maior, levando a um maior efeito na perda de peso.

Qual a diferença entre a semaglutida e a liraglutida?
Uma das principais diferenças entre o uso da semaglutida e a liraglutida é a frequência de aplicação. A aplicação da liraglutida é diária, já o da semaglutida é semanal, o que leva há uma diferença considerável no número de picadas que a pessoa precisa levar ao longo de um tratamento de 6 meses há 1 ano. Um estudo publicado em janeiro de 2022 no JAMA, comparou o uso da semaglutida 2,4mg por semana com o uso da liraglutida 3,0 mg por dia, ambas associadas a uma alimentação balanceada e atividade física. A semaglutida levou a uma maior perda de peso.2.

Preocupações e recomendações

De acordo com a Dra. Jacqueline Rizzoli estes medicamentos são contraindicados para pessoas que já tiveram pancreatite ou possuem histórico de câncer medular. Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, que ocorrem em cerca de 30% dos pacientes. Os efeitos colaterais costumam ser leves e transitórios, o ajuste da dose do medicamento é feito gradativamente para amenizar estes efeitos colaterais.

Estima-se que o Wegovy® chegue ao mercado Brasileiro entre março e abril de 2023 e “apesar de ser uma medicação com maior efeito na perda de peso (cerca de 17% do peso corporal, por exemplo uma pessoa de 100kg pode reduzir 15-20kg usando esta medicação no decorrer de 6-12 meses), o custo desta medicação é ainda mais alto do que as que já estão no mercado, o que limita sua utilização para a população em geral e não é coberto pelo SUS”, é o que considera a Dra. Jacqueline Rizzoli.

Uso sempre em associação com uma mudança no estilo de vida, com uma alimentação balanceada, atividade física e acompanhamento médico.

Fontes & Referências:
– Entrevista realizada em janeiro de 2023 pelo Criasaude.com.br com a Dra.Jacqueline Rizzolli, CRM 19507, Endocrinologista do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS e membra da diretoria da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).
– Artigo científico: Wulding, J.P.H.; Batterham, R.L.; et.al.; Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity, N Engl J Med, março de 2021, páginas 384:989-1002, DOI: 10.1056/NEJMoa2032183.
– Artigo científico: Rubino, D.M.; Greenway, F.L.; et al. Effect of Weekly Subcutaneous Semaglutide vs Daily Liraglutide on Body Weight in Adults With Overweight or Obesity Without Diabetes.The STEP 8 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2022;327(2):138-150. doi:10.1001/jama.2021.23619.
– Para as bulas e histórico de aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): https://consultas.anvisa.gov.br.

Redação:
Adriana Sumi (farmacêutica)

Data da primeira publicação:
17.01.2023

Bibliografia e referências científicas:

  1. Wulding, J.P.H.; Batterham, R.L.; et.al.; Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity, N Engl J Med, Março de 2021, páginas 384:989-1002, DOI: 10.1056/NEJMoa2032183.
  2. Rubino, D.M.; Greenway, F.L.; et al. Effect of Weekly Subcutaneous Semaglutide vs Daily Liraglutide on Body Weight in Adults With Overweight or Obesity Without Diabetes.The STEP 8 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2022;327(2):138-150. doi:10.1001/jama.2021.23619.
Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.01.2023

Publicidade