PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Afta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo aftas

As aftas são lesões dolorosas que aparecem principalmente na mucosa oral, na língua, no interior dos lábios e bochechas, palato e garganta. É por vezes referida como "lesões próprias", por não serem causadas por fungos, bactérias ou outros microrganismos. O tamanho das úlceras varia, podemos distinguir em aftas minor (pequenas) e aftas gigantes. Ler: definição

Causas aftas

As causas das aftas não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos.
Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc.

afta dicasAs aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta. A duração é de cerca de 1 a 2 semanas, sumindo espontaneamente.

Essas lesões se caracterizam por possuir aspecto circular ou oval, como pequenas crateras, com fundo esbranquiçado ou amarelado e vermelhidão ao redor (ver: sintomas).

O tratamento visa melhoras os sintomas de dor e desconforto e para isso podem ser usados bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, bochechos com antiinflamatórios, corticóides, dentre outros. Os medicamentos para o tratamento das aftas normalmente encontram-se na forma de géis, enxaguantes bucais, pastilhas, cremes, pastas, etc. Ler: tratamento

Plantas aftasPlantas como malva, chá preto, hamamelis, ruibarbo, sálvia e alcaçuz auxiliam no tratamento. Ler: plantas

Dicas: caso o paciente já tenha tendência ao desenvolvimento da afta, recomenda-se que ele adote medidas adequadas de higiene bucal, bem como evite o consumo de alimentos que possam desencadear a doença. O consumo de alimentos com vitamina C e do complexo B previnem contra o aparecimento das lesões aftosas. Ler: ver: dicas

Ler a sequência: definição afta

Aftas em crianças e síndrome mão-pé-boca

As aftas em crianças são raras, mas quando ocorrem, podem ser devido à síndrome mão-pé-boca. Trata-se de uma infecção viral benigna que afeta principalmente crianças menores de 10 anos e cura-se espontaneamente em cerca de dez dias.

Nesta síndrome podem ser observadas lesões vesiculares dolorosas (como aftas) na boca, nas mãos e nos pés. A febre é por vezes presente. O tratamento baseia-se no uso de paracetamol para reduzir a febre e de medicamentos tópicos (por exemplo, gel) nas feridas da boca. Deve-se evitar comer alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.

Por  (farmacêutico)

Saber mais sobre aftas

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum afta
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas & Diagnóstico Dicas

Ultimas mensagens do fórum afta

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM AFTA

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.05.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
20.05.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014