Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Afta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo aftas

As aftas são lesões dolorosas que aparecem principalmente na mucosa oral, na língua, no interior dos lábios e bochechas, palato e garganta. É por vezes referida como "lesões próprias", por não serem causadas por fungos, bactérias ou outros microrganismos. O tamanho das úlceras varia, podemos distinguir em aftas minor (pequenas) e aftas gigantes. Ler: definição

Causas aftas

As causas das aftas não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos.
Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc.

afta dicasAs aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta. A duração é de cerca de 1 a 2 semanas, sumindo espontaneamente.

Essas lesões se caracterizam por possuir aspecto circular ou oval, como pequenas crateras, com fundo esbranquiçado ou amarelado e vermelhidão ao redor (ver: sintomas).

O tratamento visa melhoras os sintomas de dor e desconforto e para isso podem ser usados bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, bochechos com antiinflamatórios, corticóides, dentre outros. Os medicamentos para o tratamento das aftas normalmente encontram-se na forma de géis, enxaguantes bucais, pastilhas, cremes, pastas, etc. Ler: tratamento

Plantas aftasPlantas como malva, chá preto, hamamelis, ruibarbo, sálvia e alcaçuz auxiliam no tratamento. Ler: plantas

Dicas: caso o paciente já tenha tendência ao desenvolvimento da afta, recomenda-se que ele adote medidas adequadas de higiene bucal, bem como evite o consumo de alimentos que possam desencadear a doença. O consumo de alimentos com vitamina C e do complexo B previnem contra o aparecimento das lesões aftosas. Ler: ver: dicas

Ler a sequência: definição afta

Aftas em crianças e síndrome mão-pé-boca

As aftas em crianças são raras, mas quando ocorrem, podem ser devido à síndrome mão-pé-boca. Trata-se de uma infecção viral benigna que afeta principalmente crianças menores de 10 anos e cura-se espontaneamente em cerca de dez dias.

Nesta síndrome podem ser observadas lesões vesiculares dolorosas (como aftas) na boca, nas mãos e nos pés. A febre é por vezes presente. O tratamento baseia-se no uso de paracetamol para reduzir a febre e de medicamentos tópicos (por exemplo, gel) nas feridas da boca. Deve-se evitar comer alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.

Por

Saber mais sobre aftas

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum afta
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas & Diagnóstico Dicas

Ultimas mensagens do fórum afta

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM AFTA

Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.04.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
02.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 15.04.2014