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Ferro

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O ferro é um óligoelemento que está envolvido em funções essenciais, tais como o transporte do oxigênio pelo sangue até as células dos tecidos e músculos, fornecendo assim energia. O corpo humano é incapaz de sintetizar o ferro, sendo necessário um aporte externo através da alimentação.

ferroNOMES
Nome francês: ferro
Nome científico: ferro (Fe)

DOSE DIÁRIA
A dose diária recomendada é de: 
- 10 mg para os homens
- 15 mg para as mulheres (a necessidade aumenta após as perdas menstruais ou em caso de gravidez)

NUTRIENTES QUE CONTÊM FERRO
- Carne, fígado, gema de ovo, peixe, legumes verdes (folhas verdes), feijões secos, espirulina (uma alga).

- Um estudo americano publicado em fevereiro de 2013 no American Journal of Epidemiology (Jornal Americano de Epidemiologia) mostrou que o consumo de ferro de origem vegetal reduziu em um terço o risco de sofrer de TPM (tensão pré-menstrual). Este estudo envolveu 3.000 mulheres e durou cerca de 10 anos. Pode-se encontrar o ferro de origem vegetal em legumes, folhas verdes, feijões secos e espirulina (uma alga).

O risco de desenvolver TPM diminuiu significativamente em mulheres que consumiam mais de 20 mg de ferro por dia. O menor risco foi observado em mulheres que tomavam mais de 50 mg de ferro por dia.

No entanto, de acordo com a Sra. Bertone-Johnson, que participou do estudo, a dose máxima diária recomendada de ferro para mulheres antes da menopausa é de 18 mg por dia.

É importante não exceder a dose máxima diária de ferro para evitar os efeitos colaterais, que podem ser perigosos para saúde.

De acordo com os pesquisadores do estudo, o ferro (e outros minerais eficazes para o tratamento de TPM, tais como o magnésio, zinco e cálcio) pode ser adquirido através da dieta ou por meio de suplementos alimentares. O estudo levou em consideração o ferro de origem vegetal e suplementos alimentares de origem vegetal  (ferro não ligado ao grupo heme, uma molécula que se encontra ligada ao ferro de origem animal).

Exame de sangue para a determinação do ferro
É interessante saber que é fácil medir os níveis sanguíneos de ferro através de um simples exame de sangue. O seu médico pode verificar seus níveis de ferro no organismo (na verdade é a ferritina que é dosada, que é uma proteína que armazena o ferro e, por vezes, uma outra proteína também é dosada, a transferrina, que transporta o ferro no organismo) e se for muito baixo prescrever suplementos alimentares ou medicamentos que contenham ferro, ou melhor ainda, fazer você comer alimentos ricos em ferro.

- Em alguns casos, o paciente deve receber ferro injetável (por via intravenosa). Estes casos são geralmente reservados para as pessoas cuja absorção de ferro está prejudicada e para pessoas com outras doenças, o médico irá aconselhá-lo.

A saber
- Ferro heme: ferro de origem animal (carne por exemplo). Este ferro é melhor absorvido pelo organismo que o ferro não-heme, da ordem de 25% ou mais.
- Ferro não-heme: ferro de origem vegetal (vegetais de folhas verdes, por exemplo). Este ferro não é tão bem absorvido quanto o ferro heme, estima-se que a absorção seja inferior a 5%. No entanto, este ferro tem algumas propriedades interessantes, por exemplo, contra a síndrome pré-menstrual.
Bom conselho: para aumentar a absorção do ferro não-heme, a ingestão de vitamina C
(por ex. na forma de suco de laranja) pode aumentar em até 3 vezes a absorção de ferro vegetal. Deve-se notar que a vitamina C aumenta a absorção do ferro quando tomada juntamente com os alimentos que contenham ferro, na mesma refeição.
Outros alimentos podem, ao contrário, reduzir a absorção de ferro, como o café (e chá) e alguns produtos lácteos.

Foto: © Svetlana Fedoseeva - Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.07.2013.
Controllo di qualità
Última atualização:
17.07.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


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Comentários

23.10.2013 03:49
Re: Ferro
meu medico me receitou 5g de sulfato ferroso (comprimidos), e agora sinto dores no estomago, e febre. O que devo fazer?
marlene silva
22.05.2013 14:49
Re: Ferro
O mineral Ferro ingerido após os cinquenta anos em média,vai envelhecer o organismo pois produz radicais livres com isso haverá congestionamente de moléculas de oxigênio em torno das células... .
coutoluiz2004@ig.com.br
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Última atualização do site: 25.11.2014