PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Vitamina D

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

vitamina DA vitamina D pertence às vitaminas conhecidas como lipossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.

NOMES
Nome em português: vitamina D (vitamina do sol), a vitamina D representa duas formas possíveis de moléculas: a vitamina D3 (colecalciferol), de origem animal e a vitamina D2 (ergosterol), de origem vegetal.
Nome científico: calciferol (ver também a explicação acima)

DOSE DIÁRIA
A dose diária recomendada é de: 
- *400 UI (unidades internacionais), 5 µg (máx. 50 µg)
Quantidade mais importante  recomendada em mulheres grávidas,...

* Para limitar o risco de fraturas em pessoas idosas é importante tomar ao menos 400 UI por dia, senão a vitamina D torna-se ineficaz na prevenção das fraturas (fonte ATS, março 2009).

NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA D
- óleo de fígado de bacalhau, peixe oleosos, gema de ovo,...Para a síntese da vitamina D3, nececididade de radiação UV (do sol), ver também abaixo.

EFEITOS
Aumenta a absorção e o acúmulo de cálcio em associação com o hormônio PTH (paratormônio)

vitamina D osteoporoseINDICAÇÕES
- Previne contra a osteoporose, mantém o equilíbrio do cálcio que contribui na formação dos ossos e dos dentes (sobretudo nas crianças), ajuda na coagulação, na redução das fraturas (conforme um estudo de 2009, as preparação de vitamina D reduzem em 14% o risco de fraturas. Para as fraturas do quadril, a redução é de 9 %).

- Prevenção do câncer

- Lúpus e outras doenças autoimunes.

- Esclerose múltipla – Ler dicas de terapia e dicas de prevenção da esclerose múltipla para maiores informações.

CARÊNCIA
Problemas ósseos e dentários, osteoporose, raquitismo nas crianças, osteomalácias nos adultos, agitação.

Fala-se em deficiência de vitamina D quando há menos de 20ng/ml de vitamina D no sangue.

Possíveis causas de deficiência de vitamina D
Má alimentação, falta de exposição ao sol, ingestão de certos medicamentos como cortisona e anti-epilépticos, pessoas que realizaram cirurgia bariátrica.

EXCESSO
Acima de 1'800 UI ao dia, há risco de toxicidade em crianças e sintomas intestinais (diarréias), anorexia, em adultos.

OBSERVAÇÕES
- Para que a vitamina D seja ativa, ela deve ser transformada na pele (graças ao sol), e depois no fígado. É por isso que crianças pouco expostas ao sol podem ser raquíticas.
Para as grávidas e as mulheres que estão amamentando e para as crianças pequenas, é necessário um suplemento em vitamina D.

- Vários estudos têm mostrado ou irão mostrar (ainda falta mais estudos clínicos para confirmar 100% de sua eficácia) que a vitamina D na medida certa (não ultrapassar a dose diária) pode ter um efeito preventivo ou curativo contra várias doenças graves como o câncer, o lúpus e outras doenças autoimunes. Isto faz com que a vitamina D possa ser uma das vitaminas mais interessante e útil ao nível médico.

- Algumas fontes estimam que a exposição ao sol por 5 minutos 3 vezes por semana seria o suficiente para sintetizar as necessidades de vitamina D.

- No entanto, alguns especialistas são mais críticos e dizem que a maioria das pessoas começa a sofrer de uma deficiência de vitamina D a partir da idade de 65 anos, ou seja, a falta de vitamina D é relativamente rara antes dos 65 anos. Esses especialistas criticam a ideia de que a vitamina D seria um remédio milagroso, no fim, somente alguns estudos científicos de referência demonstraram realmente sua utilidade de forma clara e evidente. Além disso, eles destacam o risco de intoxicação por vitamina D, com diferentes sintomas, muitas vezes sérios.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 09.09.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
09.09.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Comentários

24.10.2014 14:22
Re: Vitamina D
bom dia. gostaria de saber se existe um tratamento natural para curar artrose a preço acsse assecível
severino inocencio tavares filho
04.09.2014 13:47
Re: Vitamina D
Tenho diabete controlada e colesterol também.. Gostaria de saber qual alimwntos consumir que contenham vitamina D que eu possa consumir sem medo...
Manoel Messias Borges Marinho
29.04.2014 19:50
Re: Vitamina D injetavel
Boa tarde.....necessido urgente que alguem me passe o nome de alguma vitamina D injetavel....pois fiz cirurgia de reduçao de estomago e agora nao consigo absorver as vitaminas.....por favor....
Catiane
03.04.2014 21:30
Re: Vitamina D
O PEDIATRA DO MEU FILHO PASSOU DESOL GOTAS PRA ELE TOMAR.GOSTARIA DE SABER SE ESSE REMÉDIO FAZ A CRIANÇA CRESCER.
( ROBERTA) DESOL GOTAS
31.03.2014 18:02
Re: Vitamina D
gostaria de saber se tem alguma vitamina ou remédio que eu possa tomar para ajudar a calcificar uma fratura que estou no calcaneo esquerdo.
lenildo
27.02.2014 22:11
Re: Vitamina D
A Vit D precisa de complemento para não calcificar as artérias.Não tome ela sozinha pergunte a seu médico.Se ele está informado saberá lhe prescrever o certo.Okei.
Tatiana
08.12.2013 09:33
Re: Vitamina D
tomo miracalcio e o endrostan a maisde 6 meses , só que agora estou tendo tosse alergica e dores nos rins tem alguma coisa a ver com os medicamentos
glaucia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
06.11.2013 19:24
Re: Vitamina D
Tomo vitamina D comprimido manipulado,a partir dai comecei ter diarréia.É normal?
vilma valeria barbosa rodrigues
19.09.2013 04:24
Re: Vitamina D
A descrição está muito vaga, e há "NECECIDADE" de tratamento "É FICAZ" para ficar bom! O autor é médico? QUAL O OBJETIVO DOS COMENTÁRIOS, SE NÃO HÁ RESPOSTA?
Mozart
13.05.2013 22:05
Re: Vitamina D
tenho 75 anos a mas de 40 anos sofro de dor nas juntas depois de exercicio,fui piorando sentia fraquesa, tontura,desiquilibrio, minha preção subia, decia, meu coração inchado.passei a tomar um repositor alimentar e vitamina D,passou tudo fasso ginastica, ando de bicicleta ,
estou muito bem é logico tenho 75 anos,
joselinacesario
17.02.2013 14:47
Re: Vitamina D
tenho 36 anos e estou tomando cálcio com vitamina D3 porque minhas unha dos pés é mãos estão quebradiças,tem alguma coisa pa ver?
giselia
15.01.2013 13:20
Re: Vitamina D
Olá

Gostaria de aprofundar a questão da relação entre o consumo da Vitamina D3 e os beneficios que pode trazer ou evitar doenças degeneratvas tipo Alzaimar e doenças de Pakirson.

Obrigada
Letícia Évora
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.10.2014