PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Vitamina D

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

vitamina Dvitamina D pertence às vitaminas conhecidas como lipossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.

NOMES
Nome em português: vitamina D (vitamina do sol), a vitamina D representa duas formas possíveis de moléculas: a vitamina D3 (colecalciferol), de origem animal e a vitamina D2 (ergosterol), de origem vegetal.
Nome científico: calciferol (ver também a explicação acima)

DOSE DIÁRIA
A dose diária recomendada é de: 
- *400 UI (unidades internacionais), 5 µg (máx. 50 µg)
Quantidade mais importante  recomendada em mulheres grávidas,...

* Para limitar o risco de fraturas em pessoas idosas é importante tomar ao menos 400 UI por dia, senão a vitamina D torna-se ineficaz na prevenção das fraturas (fonte ATS, março 2009).

NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA D
- óleo de fígado de bacalhau, peixe oleosos, gema de ovo,...Para a síntese da vitamina D3, nececididade de radiação UV (do sol), ver também abaixo.

EFEITOS
Aumenta a absorção e o acúmulo de cálcio em associação com o hormônio PTH (paratormônio)

vitamina D osteoporoseINDICAÇÕES
- Previne contra a osteoporose, mantém o equilíbrio do cálcio que contribui na formação dos ossos e dos dentes (sobretudo nas crianças), ajuda na coagulação, na redução das fraturas (conforme um estudo de 2009, as preparação de vitamina D reduzem em 14% o risco de fraturas. Para as fraturas do quadril, a redução é de 9 %).

- Prevenção do câncer

- Lúpus e outras doenças autoimunes.

- Esclerose múltipla – Ler dicas de terapia e dicas de prevenção da esclerose múltipla para maiores informações.

CARÊNCIA
Problemas ósseos e dentários, osteoporose, raquitismo nas crianças, osteomalácias nos adultos, agitação.

Fala-se em deficiência de vitamina D quando há menos de 20ng/ml de vitamina D no sangue.

EXCESSO
Acima de 1'800 UI ao dia, há risco de toxicidade em crianças e sintomas intestinais (diarréias), anorexia, em adultos.

OBSERVAÇÕES
- Para que a vitamina D seja ativa, ela deve ser transformada na pele (graças ao sol), e depois no fígado. É por isso que crianças pouco expostas ao sol podem ser raquíticas.
Para as grávidas e as mulheres que estão amamentando e para as crianças pequenas, é necessário um suplemento em vitamina D.

- Vários estudos têm mostrado ou irão mostrar (ainda falta mais estudos clínicos para confirmar 100% de sua eficácia) que a vitamina D na medida certa (não ultrapassar a dose diária) pode ter um efeito preventivo ou curativo contra várias doenças graves como o câncer, o lúpus e outras doenças autoimunes. Isto faz com que a vitamina D possa ser uma das vitaminas mais interessante e útil ao nível médico.

- Algumas fontes estimam que a exposição ao sol por 5 minutos 3 vezes por semana seria o suficiente para sintetizar as necessidades de vitamina D.

A vitamina D seria tão boa para o cérebro como ela é para os ossos! Através de dois estudos efetuados na Finlândia e na Grã-Bretanha, seus autores chamaram a atenção para uma relação entre a baixa taxa de vitamina D no sangue e o aparecimento ou agravamento de um declínio cognitivo.

Todos os 858 participantes do primeiro estudo feito em Exceter (Inglaterra) tinham mais de 65 anos. Nos pacientes com carência de vitamina D, os autores constataram um aumento de 60% do risco de declínio mental e intelectual. Ao mesmo tempo, uma equipe finlandesa mostrou que essa carência poderia estar relacionada a um aumento do risco do Mal de Parkinson. Nesse segundo estudo, foi comprovado que os pacientes cuja taxa de vitamina D era mais baixa, o risco de Mal de Parkinson era três vezes mais elevado do que nos outros. No entanto, nenhuma relação de causa e efeito entre os dois fenômenos pôde ser demonstrada, em nenhum dos lados.

Uma hipótese possível, foi estudada nos Archives of Neurology: A vitamina D protegeria os neurônios que são progressivamente destruídos pelo Mal de Parkinson". Relembramos que para satisfazer as nossas necessidade  em vitamina D, a melhor fonte permanece sendo a exposição ao sol. Você também pode encontrar a vitamina D nos ovos, nos peixes oleosos, no leite integral...

Fonte: Archives of Neurology, 12 de julho de 2010, JAMA e Archives Journals, 12 de julho de 2010.

© 1996-2010 Destination Santé SAS - Todos os direitos reservados. Nenhuma informação contida neste servidor pode ser reproduzida ou redifundida sem oconsentimentoprévio e escrito de Destination Santé. Todo infrator está exposto às sanções previstas pelos artigosL 122-4 e L 335-3 do Código da Propriedade Intelectual: até dois anos de cadeia e multa no valor de150 000 euros. 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.02.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
21.02.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Comentários

29.04.2014 19:50
Re: Vitamina D injetavel
Boa tarde.....necessido urgente que alguem me passe o nome de alguma vitamina D injetavel....pois fiz cirurgia de reduçao de estomago e agora nao consigo absorver as vitaminas.....por favor....
Catiane
03.04.2014 21:30
Re: Vitamina D
O PEDIATRA DO MEU FILHO PASSOU DESOL GOTAS PRA ELE TOMAR.GOSTARIA DE SABER SE ESSE REMÉDIO FAZ A CRIANÇA CRESCER.
( ROBERTA) DESOL GOTAS
31.03.2014 18:02
Re: Vitamina D
gostaria de saber se tem alguma vitamina ou remédio que eu possa tomar para ajudar a calcificar uma fratura que estou no calcaneo esquerdo.
lenildo
27.02.2014 22:11
Re: Vitamina D
A Vit D precisa de complemento para não calcificar as artérias.Não tome ela sozinha pergunte a seu médico.Se ele está informado saberá lhe prescrever o certo.Okei.
Tatiana
08.12.2013 09:33
Re: Vitamina D
tomo miracalcio e o endrostan a maisde 6 meses , só que agora estou tendo tosse alergica e dores nos rins tem alguma coisa a ver com os medicamentos
glaucia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
21.11.2013 11:58
Re: Vitamina D
eu tenho 13 anos e tomo essa joça de remédio em forma de liquido ,e é muito ruim não pelo gosto mais pq ela parece agua só que oleosa e é dificil de engolir
julia
06.11.2013 19:24
Re: Vitamina D
Tomo vitamina D comprimido manipulado,a partir dai comecei ter diarréia.É normal?
vilma valeria barbosa rodrigues
19.09.2013 04:24
Re: Vitamina D
A descrição está muito vaga, e há "NECECIDADE" de tratamento "É FICAZ" para ficar bom! O autor é médico? QUAL O OBJETIVO DOS COMENTÁRIOS, SE NÃO HÁ RESPOSTA?
Mozart
13.05.2013 22:05
Re: Vitamina D
tenho 75 anos a mas de 40 anos sofro de dor nas juntas depois de exercicio,fui piorando sentia fraquesa, tontura,desiquilibrio, minha preção subia, decia, meu coração inchado.passei a tomar um repositor alimentar e vitamina D,passou tudo fasso ginastica, ando de bicicleta ,
estou muito bem é logico tenho 75 anos,
joselinacesario
17.02.2013 14:47
Re: Vitamina D
tenho 36 anos e estou tomando cálcio com vitamina D3 porque minhas unha dos pés é mãos estão quebradiças,tem alguma coisa pa ver?
giselia
15.01.2013 13:20
Re: Vitamina D
Olá

Gostaria de aprofundar a questão da relação entre o consumo da Vitamina D3 e os beneficios que pode trazer ou evitar doenças degeneratvas tipo Alzaimar e doenças de Pakirson.

Obrigada
Letícia Évora
16.11.2012 17:44
Re: Vitamina D
A VITAMINA - D TEM ALGO HAVÊ COM A ANCIEDADE?
João
06.11.2012 18:49
Re: Vitamina D
olá gostaria de saber quem foi o autor deste artigo e o ano que foi publicado?? muito obrigada!!
Jennifer
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

Ministério da Saúde atinge meta de vacinação contra gripe

Até o momento, 84% do público-alvo já foi vacinado contra gripe. Campanha ainda continua em muitos municípios.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 28.07.2014