PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Câncer de fígado

PUBLICIDADE

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Perguntas aos farmacêuticos
Estatísticas Fitoterapia
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Resumo câncer de fígado

O câncer de fígado é uma neoplasia que pode atingir os diversos tipos celulares do fígado. Quando atinge os hepatócitos, chama-se hepatocarcinoma; quando o câncer é nos ductos biliares, chama-se colangiocarcinoma; nas células dos vasos sanguíneos chama-se angiossarcoma; quando atinge crianças é o hepatoblastoma.

No Brasil, a doença não figura entre os 10 tipos mais comuns de câncer. Dentre os casos, o hepatocarcinoma representa cerca de 80% dos cânceres de fígado e o colangiocarcinoma, 5%. Em algumas localidades, como Ásia e África, o câncer de fígado é muito prevalente. Nos Estados Unidos e Europa a incidência é baixa, de cerca de 1 a cada 100 mil habitantes.

As causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas. Alguns fatores, entretanto, pode contribuir, como exposição a aflatoxinas, cirrose, infecção por HCV e HBV e exposição a produtos químicos e arsenicais. Alguns grupos de risco incluem diabéticos, obesos e homens, sobretudo acima dos 50 anos.

Os sintomas muitas vezes não são característicos e de difícil identificação. Quando os sintomas aparecem, podem caracterizados por perda de peso e de apetite, fadiga, distensão e dor abdominal e icterícia. O diagnóstico é normalmente feito com exames de sangue, exames de imagem e biópsia. Complicações da doença incluem alterações em parâmetros bioquímicos, hemorragia, choque hipovolêmico e morte.

Os tratamentos da doença podem ser feitos de diversas formas, como crioablação, remoção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e transplante de fígado. A fitoterapia e a homeopatia ajudam no tratamento e melhoram a qualidade de vida do paciente. Podem aumentar a disposição, reduzir dores e fadiga, aumentar o apetite e reduzir a náusea.

Caso você seja diagnosticado com a doença, busque manter uma dieta saudável e balanceada, evite gorduras e álcool. Para prevenção, pratique exercícios físicos, evite comer amendoins e grãos de origem desconhecida, evite exposição a agentes químicos nocivos e carcinogênicos e mantenha medidas preventivas contra a hepatite B e hepatite C.

Ler a sequência: definição de câncer de fígado




author Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
29.03.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014