Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Câncer de fígado

PUBLICIDADE

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Perguntas aos farmacêuticos
Estatísticas Fitoterapia
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Resumo câncer de fígado

O câncer de fígado é uma neoplasia que pode atingir os diversos tipos celulares do fígado. Quando atinge os hepatócitos, chama-se hepatocarcinoma; quando o câncer é nos ductos biliares, chama-se colangiocarcinoma; nas células dos vasos sanguíneos chama-se angiossarcoma; quando atinge crianças é o hepatoblastoma.

No Brasil, a doença não figura entre os 10 tipos mais comuns de câncer. Dentre os casos, o hepatocarcinoma representa cerca de 80% dos cânceres de fígado e o colangiocarcinoma, 5%. Em algumas localidades, como Ásia e África, o câncer de fígado é muito prevalente. Nos Estados Unidos e Europa a incidência é baixa, de cerca de 1 a cada 100 mil habitantes.

As causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas. Alguns fatores, entretanto, pode contribuir, como exposição a aflatoxinas, cirrose, infecção por HCV e HBV e exposição a produtos químicos e arsenicais. Alguns grupos de risco incluem diabéticos, obesos e homens, sobretudo acima dos 50 anos.

Os sintomas muitas vezes não são característicos e de difícil identificação. Quando os sintomas aparecem, podem caracterizados por perda de peso e de apetite, fadiga, distensão e dor abdominal e icterícia. O diagnóstico é normalmente feito com exames de sangue, exames de imagem e biópsia. Complicações da doença incluem alterações em parâmetros bioquímicos, hemorragia, choque hipovolêmico e morte.

Os tratamentos da doença podem ser feitos de diversas formas, como crioablação, remoção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e transplante de fígado. A fitoterapia e a homeopatia ajudam no tratamento e melhoram a qualidade de vida do paciente. Podem aumentar a disposição, reduzir dores e fadiga, aumentar o apetite e reduzir a náusea.

Caso você seja diagnosticado com a doença, busque manter uma dieta saudável e balanceada, evite gorduras e álcool. Para prevenção, pratique exercícios físicos, evite comer amendoins e grãos de origem desconhecida, evite exposição a agentes químicos nocivos e carcinogênicos e mantenha medidas preventivas contra a hepatite B e hepatite C.

Ler a sequência: definição de câncer de fígado




LER TAMBEM - CRIASAUDE
PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
29.03.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

O perigo da gordura trans para a saúde

Entenda o que são as gorduras trans e o perigo que elas representam para a saúde.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.07.2015