Publicidade

Autoexame das mamas em 2 etapas

A autoexame das mamas consiste em as mulheres examinarem regularmente seus seios, inspecionando-os mensalmente, por exemplo, em busca de possíveis caroços, espessamentos ou outras mudanças que merecem ser relatadas. Embora ainda não existam estudos que comprovem que este procedimento seja um meio fiável de detecção precoce do câncer ou de melhoria da sobrevivência das mulheres com câncer de mama, ainda assim é importante sua realização. Na realidade, o autoexame permite às mulheres tomarem consciência dos seus seios, compreender a sua aparência e sensação normais para comunicar rapidamente quaisquer alterações, sejam elas graves ou benignas.

Publicidade

Autoexame das mamas em 2 etapas

O momento ideal para realizar o autoexame das mamas é esperar cerca de uma semana após o término da menstruação para pessoas com ciclo regular. Para mulheres na menopausa e aquelas com ciclos menstruais irregulares, basta escolher um dia a cada mês. Durante a menstruação, os níveis hormonais flutuam e causam uma modificação nos tecidos mamários. Para não esquecer, escolha um dia fácil de lembrar, como o primeiro ou o último dia do mês, ou até mesmo o seu número favorito. Não hesite em manter um pequeno diário para anotar o que você observou.
Se você notar novas alterações em seus seios, converse com sua médica. Embora a maioria das alterações mamárias detectadas durante o autoexame tenham causas benignas, um número significativo de mulheres relata que o primeiro sinal do câncer de mama foi um novo nódulo mamário que elas mesmas descobriram. É por esta razão que se recomenda conhecer a consistência normal das suas mamas através da autopalpação, mesmo que este nunca deva substituir exames e testes de rastreio como a mamografia. Aqui está um método de duas etapas que você pode seguir para praticar o autoexame. Você também pode pedir a agentes de saúde (ex. médica, enfermeiras) para lhe mostrar como fazer este procedimento.

Etapa 1: Inspeção por palpação

Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda. Com as pontas dos três dedos médios, pressione firmemente cada parte do seio. Mova sua mão em um círculo. Use uma leve pressão primeiro, depois média e finalmente uma mais firme. Certifique-se de verificar todos os lugares e incluir a axila. Verifique se há saliências, pontos grossos ou outras alterações. Inspecione também sob a aréola, a área ao redor do mamilo, e aperte o mamilo para ter certeza de que não há secreção suspeita. Em seguida, repita esses passos na outra mama. Esta operação leva apenas alguns minutos.

Etapa 2 : Inspeção visual

Você também deve olhar seus seios no espelho. Primeiro, coloque os braços ao lado do corpo. Procure quaisquer alterações na aparência dos seus seios. Isso pode incluir inchaço, ondulações na pele ou alterações na posição dos mamilos. Em seguida, levante os braços acima da cabeça para observar as mesmas coisas. Por fim, coloque as mãos nos quadris e pressione com firmeza para flexionar os músculos do peito. Procure as mesmas anormalidades em ambos os seios.

O autoexame das mamas pode ser feito em pé ou deitada, mas tome cuidado se estiver deitada, o tecido mamário não está mais distribuído de maneira uniforme. Para ficar confortável, coloque um travesseiro sob o ombro direito e coloque o braço direito atrás da cabeça. Em seguida, use as técnicas de observação explicadas anteriormente. Mude a posição do travesseiro para verificar a outra mama e a axila.

Precauções

A American Cancer Society acredita que o uso da mamografia, do exame clínico das mamas e do autoexame das mamas oferecem as melhores oportunidades para reduzir a mortalidade por câncer de mama através da detecção precoce. Essa abordagem combinada é claramente superior a qualquer exame isolado. Evite depender exclusivamente de uma dessas metodologias isoladamente, as recomendações de um profissional de saúde são indispensáveis. O autoexame é uma ferramenta doméstica que ajuda você a se familiarizar com seu corpo, mas de forma alguma substitui um exame clínico das mamas ou mamografias.

O autoexame das mamas também pode ser fonte de ansiedade quando você nota um caroço ou uma anomalia. É importante ter em mente que a maioria dos caroços não são cancerígenos, portanto, é aconselhável aguardar a opinião médica antes de se preocupar. Às vezes, exames são recomendados mesmo que o caroço não seja cancerígeno. Isso pode ser considerado como um procedimento invasivo desnecessário, mas ainda é prudente conhecer a origem das anomalias, mesmo as menos graves.

Fontes & Referências:

– Mayo Clinic

– Cleveland Clinic

– American Cancer Society (ACS)

Pessoas responsáveis e implicadas na escrita deste artigo:

Seheno Harinjato (editor do Criasaude.com.br, responsável pelos infográficos).

Data da última atualização do arquivo:

20.10.2023

Créditos fotográficos:

Criasaude.com.br, Adobe Stock, © 2023 Pixabay

Créditos infográficos:

Pharmanetis Sàrl (Criasaude.com.br)

Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.11.2023

Publicidade