Publicidade

Desvendando a fibromialgia: 4 aspectos essenciais para compreender

Data de publicação: 21.12.2023

Autora

A fibromialgia é uma condição complexa e frequentemente mal compreendida que tem intrigado a comunidade médica. Estudos indicam que 2% a 8% da população global enfrenta essa condição1, sendo as mulheres as mais afetadas (75 a 90% dos casos2).

Publicidade

O Criasaude mergulhou nas pesquisas científicas e entrevistou a Dra. Bartira Melo, reumatologista e densitometrista (CRM 520112041-7), mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e reumatologista do Corpo de Saúde da Marinha do Brasil, para te ajudar a desvendar as principais questões sobre fibromialgia.

Desvendando a fibromialgia: 4 aspectos essenciais para compreender
4 coisas que você precisa saber sobre fibromialgia

Fibromialgia é psicológica?

Embora o componente emocional possa influenciar a intensidade da dor, a fibromialgia é uma condição física real. Fatores psicológicos podem agravar os sintomas, mas a dor é originada de disfunções no processamento da dor no sistema nervoso central. Além da dor crônica generalizada, outros sintomas estão associados a esta doença como: limiar de dor reduzida, cefaleia, dor e distensão abdominal, alteração do ritmo intestinal, distúrbios do sono e perda ou dificuldade com a memória e concentração, explica a Dra. Bartira.

O que fazer se suspeitar de fibromialgia?

Se você sente como se estivesse gripada todos os dias, com dor e fadiga, procure a ajuda de reumatologistas o mais rápido possível, é o que recomenda a Dra. Bartira.

Quanto mais cedo o diagnóstico, que é feito basicamente pela análise clínica e exclusão de outras doenças, mais cedo é possível estabelecer uma linha de tratamento eficaz para a pessoa e restabelecer uma boa qualidade de vida.

É possível ter uma boa qualidade de vida com fibromialgia?

A fibromialgia pode comprometer significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, suas relações sociais e de trabalho, mas com um bom tratamento é possível ter de volta uma boa qualidade de vida!

A Dra. Bartira explica que o tratamento da fibromialgia é multidisciplinar, engloba medidas não-farmacológicas e farmacológicas. “O estabelecimento de um plano terapêutico individualizado após ouvir todas as queixas e entender a rotina do paciente pode garantir uma vida livre de dor”, endossa a reumatologista.

Dentre os tratamentos não-farmacológicos que mais se destacam são:

– terapia cognitivo-comportamental

– prática regular de atividade física moderada

– controle de peso

– alimentação rica em fibras e antioxidantes

– estimulação cerebral não-invasiva

É importante procurar outros profissionais de saúde além do médico, como: educadores físicos, psicólogos, nutricionista, acupunturistas, entre outros.

As opções médicas de tratamento são somente “a ponta do iceberg”, os melhores tratamentos geralmente não estão em uma cápsula, é o que aponta o médico Dr. Benjamin Abraham, médico especialista em dor, no artigo da Cleveland Clinic3.

Quais outros suportes você pode recorrer?

Esclareça todas as suas dúvidas!

“O entendimento sobre sua doença aumenta as chances de uma boa adesão ao tratamento e o sucesso terapêutico”, diz a Dr.Bartira. A informação é muito importante não só para a pessoa que está com fibromialgia, mas também para seus familiares e entes queridos.

Grupos de apoio

Existem grupos de apoio para pessoas que vivem com dor crônica, incluindo grupos específicos para pessoas com fibromialgia.

Apoio familiar e de entes queridos

O entendimento sobre a doença e apoio no dia a dia das pessoas ao redor pode ser um fator diferencial no tratamento.

Confira nosso arquivo completo sobre fibromialgia

Redação
Adriana Sumi (farmacêutica)

Artigo em inglês da Cleveland Clinic, Fibromyalgia vs. Chronic Fatigue: Which One Are You Dealing With?, de 8 de maio de 2023. Artigo acessado pelo Criasaude.com.br em dezembro de 2023 pelo, link funcionando nesta data.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Clauw DJ. Fibromyalgia: a clinical review. JAMA. 2014 Apr 16;311(15):1547-55. doi: 10.1001/jama.2014.3266. PMID: 24737367
  2. Artigo em inglês da Cleveland Clinic, Fibromyalgia vs. Chronic Fatigue: Which One Are You Dealing With?, de 8 de maio de 2023. Artigo acessado pelo Criasaude.com.br em dezembro de 2023 pelo, link funcionando nesta data
  3. Artigo em inglês da Cleveland Clinic, Fibromyalgia vs. Chronic Fatigue: Which One Are You Dealing With?, de 8 de maio de 2023. Artigo acessado pelo Criasaude.com.br em dezembro de 2023 pelo, link funcionando nesta data
Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.01.2024

Publicidade