Publicidade

EUA: tratamentos de obesidade recomendados para crianças obesas com 12 anos ou mais

Tratamentos de obesidade como orlistate e especialmente semaglutide são agora claramente recomendados para crianças obesas com 12 anos ou mais, de acordo com as últimas diretrizes da principal sociedade pediátrica americana, a American Academy of Pediatrics (AAP). Esses medicamentos devem ser prescritos em conjunto com mudanças de estilo de vida e terapias comportamentais. Essas recomendações, divulgadas em 9 de janeiro de 2023, são as primeiras a aconselhar claramente o uso de medicamentos em crianças obesas de 12 anos ou mais.

Obesidade: 1 em cada 5 crianças

Cerca de uma em cada cinco crianças nos Estados Unidos é obesa, de acordo com os números dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos citados pelo Wall Street Journal em 9 de janeiro de 2023. A AAP informa que 14 milhões de crianças e adolescentes americanos são obesos. A doença está associada a sérios problemas de saúde a curto e longo prazo, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes. A determinação da obesidade em uma criança ou adolescente é feita medindo o IMC, mas ao contrário dos adultos, é comparada a outras crianças ou adolescentes do mesmo sexo e faixa etária.

Medicamentos

A associação AAP menciona medicamentos ou moléculas que podem ser usadas para tratar a obesidade em crianças de 12 anos ou mais. Entre elas, orlistate, que bloqueia a absorção de gordura, e sobretudo de semaglutide (Ozempic® ou Wegovy®), que atua como um supressor de apetite. Ambos os medicamentos são aprovados pela FDA nos Estados Unidos para tratar a obesidade em pessoas de 12 anos ou mais. A metformina, um conhecido medicamento para diabetes do tipo 2, também aparece na lista. No entanto, não é oficialmente aprovado para a obesidade, mas é frequentemente usado fora do rótulo (off-label) para tratar a obesidade em crianças ou adolescentes.

Semaglutide

Semaglutide, que pertence aos agonistas da GLP-1, é um medicamento muito eficaz que atua tanto sobre diabetes quanto sobre a perda de peso. Nos adultos, o semaglutido é prescrito com tanto sucesso que vários países têm uma escassez desse medicamento tomado como injeção, Wegovy®. É especificamente indicado para a obesidade e não apenas para a diabetes, como o são Ozempic® (também injeção) e Rybelsus® (comprimido). Semaglutide e outros agonistas das GLP-1 (por exemplo, liraglutide) imitam o sentimento natural de saciedade e também atuam como supressores de apetite. Em um estudo com adultos, o Wegovy® (semaglutide) resultou em uma perda de peso média de 15% quando combinado com conselhos sobre estilo de vida, em comparação com uma perda de 2,5% para placebo e conselhos1. Os efeitos colaterais mais comuns possíveis do semaglutido são distúrbios gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal e constipação.

Cirurgia bariátrica

Essas diretrizes da AAP, a maior associação pediátrica dos Estados Unidos, também recomendam que os pediatras encaminhem crianças de 13 anos ou mais com obesidade grave a cirurgiões que realizam cirurgia bariátrica para avaliação.

Tratar sem esperar

A idéia com essas novas recomendações é tratar a obesidade infantil o mais rápido possível, sem esperar. Há mais evidências do que nunca de que o tratamento da obesidade infantil é seguro e eficaz, de acordo com o AAP.

Crédito fotográfico: Adobe Stock

9 de janeiro de 2023. Por Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: The Wall Street Journal, American Academy of Pediatrics (AAP). Estudo: doi :10.1542/peds.2022-060641.

Bibliografia e referências científicas:

  1. Weight-loss drugs, revisited – AMERICAN CHEMICAL SOCIETY, 20.10.2021
Observação da redação: este artigo foi modificado em 09.01.2023

Publicidade