Publicidade

Home » Remédios naturais » Carvão vegetal ativado

Carvão vegetal ativado

Uso

Contra gastrite, incluindo gastroenterite, diarreia e intoxicação alimentar. Também pode ser usado contra o mau hálito e o inchaço (especialmente associado à diarreia).

O que é Carvão Vegetal Ativado?
O carvão vegetal ativado, também conhecido como carvão ativado (vegetal), ajuda a absorver toxinas no organismo. O carvão vegetal ativado, da madeira carbonizada, geralmente do álamo ou freixo, tem um forte poder de absorção graças à sua grande superfície na qual tem a capacidade de fixar toxinas e gases. Alguns naturopatas consideram o carvão vegetal ativado como um verdadeiro “ímã de substâncias indesejáveis”.

Ingredientes

– Carvão ativado em pó (à venda em lojas de produtos naturais ou farmácias)
Nota: o carvão vegetal também é vendido na forma de grânulos ou cápsulas.

– Água

Preparação

– Coloque 1 colher de café (ou colher de sopa, em caso de sintomas mais avançados) de carvão vegetal ativado em um copo grande de água.

– Misture bem e beba imediatamente após o preparo.

Posologia

– Tome 2-4 copos de esta mistura todos os dias. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais uma dose personalizada.

– Beba 1 copo de carvão ativado 3 vezes ao dia em caso de diarreia ou gastroenterite. Em geral, é necessário seguir o tratamento até a cura, em alguns dias. Para inchaço e mau hálito, beba meio copo 30 minutos antes da refeição e meio copo 30 minutos após a refeição, 3 vezes ao dia (você também pode tomar 1/2 colher de chá de carvão vegetal granulado em vez de diluir em água). Em caso de indigestão, principalmente por intoxicação, consulte um médico ou ligue para o centro de controle de intoxicações. Enquanto espera por ajuda ou instruções médicas, você já pode diluir 4 colheres de sopa de carvão ativado em 50 ml de água ou 100 ml de água, beba imediatamente (pode beber com um canudo para não ficar com a boca preta).
Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre uma posologia mais personalizada.

Notas
– O carvão (vegetal ativado), especialmente se tomado a longo prazo, pode causar constipação leve e interromper a absorção de vitaminas e minerais. Recomenda-se tomar carvão ativado com pelo menos 2 horas de intervalo em relação a outros medicamentos.
– O carvão ativado é um excelente remédio e contraveneno. Tenha cuidado para não tomar muito, comece com pequenas doses e aumente gradualmente. O seu farmacêutico ou médico pode ajudá-lo a encontrar a melhor dosagem.
– Você também encontrará em farmácias cápsulas à base de carvão ativado (a serem tomadas em geral 3 a 4 cápsulas por dia em caso de inchaço, mau hálito, gastroenterite ou diarreia). Existem também grânulos de carvão ativado.
– O famoso médico Hipócrates mencionou o carvão em seus escritos.

Contraindicações: 
– Crianças menores de 6 anos.

Nome em inglês: 
Raw organic black activated charcoal

Leia também: arquivo sobre gastroenterite, diarreia e intoxicação alimentar.

Outros remédios para gastroenterite e diarreia: chá de amora-preta, chá de mirtilo, decocção de amora-preta, decocção de uva-ursi, leite e canela, sopa de cenoura, decocção de mirtilo

Referências e fontes:
Literatura sobre plantas medicinais (fitoterapia).

Redação deste arquivo:
Xavier Gruffat (farmacêutico e editor-chefe do Criasaude)

Créditos fotos:
Criasaude, Fotolia.com/Adobe Stock

Última atualização do arquivo:
21.02.2022

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.02.2022

Publicidade