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Uma maior variedade de fontes de proteínas ajuda a diminuir o risco de pressão alta (estudo)

DALLAS Uma alimentação balanceada que inclua proteínas provenientes de uma maior variedade de fontes pode reduzir o risco de hipertensão. Esta é a conclusão de um estudo publicado em 10 de março de 2022 na revista Hypertension (DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.121.18222), uma revista da American Heart Association.

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As proteínas, um macronutriente básico

Quase metade da população dos EUA sofre de hipertensão, ou de pressão alta, um dos principais fatores que contribuem para as doenças cardiovasculares. Quando não tratada, a pressão alta danifica o sistema circulatório e é um dos principais fatores que contribuem para ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (derrame) e outros problemas de saúde.

De acordo com o autor do estudo, o Dr. Xianhui Qin, do Centro Nacional de Pesquisa Clínica de Doenças Renais do Hospital Nanfang da Universidade de medicina do Sul em Guangzhou, China, a nutrição pode ser uma medida facilmente acessível e eficaz no controle da hipertensão. Juntamente com os lipídios e os carboidratos, as proteínas são, de fato, um dos três macronutrientes básicos.

Forte associação entre alimentação e doenças cardiovasculares

Existe uma forte associação entre uma alimentação de má qualidade e um risco aumentado de doença cardiovascular e morte por doença cardiovascular. Nos conselhos alimentares de 2021 para melhorar a saúde cardiovascular, a American Heart Association aconselhou o consumo de fontes saudáveis ​​de proteína, provenientes principalmente de vegetais e que podem incluir frutos do mar e laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura e, se desejar, cortes magros e formas não processadas de carne vermelha ou aves. A American Heart Association também recomenda consumir uma a duas porções, ou 5,5 onças, de proteína diariamente.

Estudo

Os autores do estudo analisaram informações de saúde de quase 12.200 adultos que vivem na China que participaram de pelo menos 2 dos 7 ciclos de pesquisa sobre saúde e nutrição da China entre 1997 e 2015 (pesquisas realizadas a cada 2 – 4 anos). A pesquisa inicial dos participantes foi usada como linha base de referência, enquanto os dados da última rodada foram usados ​​como acompanhamento para comparação. Os participantes tinham em média 41 anos e 47% eram homens. A pesquisa mediu a ingestão alimentar por meio de três diários alimentares de 24 horas consecutivos e um inventário alimentar domiciliar. Um entrevistador treinado coletou informações alimentares de 24 horas por 3 dias da mesma semana durante cada ciclo da pesquisa.

Os participantes receberam uma « pontuação de variedade » de proteína, baseada no número de diferentes fontes de proteína consumidas entre as 8 indicadas: grãos integrais, grãos refinados, carne vermelha processada, carne vermelha não processada, aves, peixes, ovos e legumes. Um ponto foi atribuído a cada fonte de proteína, com uma pontuação de variedade máxima de 8. Os pesquisadores então avaliaram a associação entre o início de uma nova hipertensão e a pontuação de variedade de proteínas.

Uma pressão arterial sistólica (número superior) maior ou igual a 140 mm Hg e/ou pressão arterial diastólica (número inferior) maior ou igual a 90 mm Hg, tomando um medicamento que reduz a pressão arterial ou tendo relatado um diagnóstico médico de hipertensão desde a última visita da pesquisa foram qualificados como hipertensão de início recente. A duração média do seguimento foi de 6 anos.

Resultados

A análise revelou que:

– Mais de 35% dos quase 12.200 participantes desenvolveram hipertensão arterial durante o acompanhamento.

– Em comparação com os participantes com a pontuação de variedade mais baixa para ingestão de proteínas (menos de 2), aqueles com a pontuação de variedade mais alta (4 ou mais) tiveram um risco 66% menor de desenvolver hipertensão.

– Para cada um dos 8 tipos de proteína, havia uma quantidade limite de consumo em que o risco de hipertensão era menor. Os pesquisadores descreveram esse limite como o nível adequado de consumo.

– Quando considerada a quantidade total de proteína consumida, a quantidade consumida foi dividida em cinco categorias (quintis), do menor ao maior consumo. As pessoas que consumiram a menor quantidade de proteína total e aquelas que consumiram mais proteína tiveram o maior risco de desenvolver hipertensão.

A mensagem para guardar em matéria de saúde do coração é que ter uma alimentação balanceada que inclua proteínas de diferentes fontes, em vez de se concentrar em apenas uma fonte de proteína, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de hipertensão, concluem os autores.

Uma das limitações do estudo é o seu desenho observacional. Como os pesquisadores usaram informações de saúde anteriores, eles não puderam provar definitivamente que comer proteína de qualquer tipo ou quantidade causava ou prevenia o aparecimento de uma nova hipertensão.

Referências & Fontes :
– Revisão de hipertensão (10.1161/HYPERTENSIONAHA.121.18222)
– American Heart Association

Pessoas responsáveis ​​e envolvidas na redação deste arquivo:
Seheno Harinjato (escritor do Criasaude.com.br, responsável pelos infográficos), redação Criasaude.com.br.

Data da última atualização do arquivo:
17/03/2022

Créditos fotográficos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock, © 2022 Pixabay

Créditos dos infográficos: 
Pharmanetis Sàrl (Criasaude.com.br)

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.04.2022

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