Publicidade

Tintura de equinácea

Uso

Em caso de um resfriado ou gripe, a equinácea diminuiria a duração dos sintomas do resfriado. A eficácia contra a Covid-19 é possível, mas ainda não foi cientificamente comprovada na forma de um estudo clínico.
Contra dor de garganta (leia também abaixo sobre Posologia).

Publicidade

Saiba mais sobre os efeitos da equinácea em nosso arquivo completo sobre esta planta.

Ingredientes

– Cerca de 20g de raízes secas de equinácea, as raízes de uma planta de equinácea geralmente são suficientes.
Se você tiver equinácea em seu jardim, colha suas raízes no final do outono. Lembre-se de secar as raízes por alguns dias. Observe que as raízes da equinácea são colhidas entre o 3º e o 4º ano de vida da planta.
Você também pode comprar raízes secas de equinácea em uma farmácia.

– 100 ml de vodka. Se você usar álcool mais forte (por exemplo, 60°), use 60ml de álcool e 40ml de água.
A concentração de álcool deve estar entre 40° e 60°.

Preparo

– Corte ou triture as raízes da equinácea em pequenas partes

– Deixe macerar em uma jarra, o álcool e as raízes de equinácea por 15 a 20 dias (algumas fontes falam de 2 a 4 semanas), feche bem a jarra

– Agite regularmente, se possível todos os dias

– Filtre, se possível com musseline (tecido)

– Coloque em um frasco escuro e o mantenha longe do calor e da luz, não se esqueça de colocar um rótulo com o nome da tintura, a data de preparo e quem preparou essa tintura (ex. tintura de equinácea, preparado em …. por …).

Posologia

– Em caso de resfriado, rinite, gripe ou Covid-19 (efeito não comprovado cientificamente) tomar 2 ml desta tintura a cada 2 horas (ou 5 ml a cada 5 horas), eventualmente misturar com um pouco de água. Em caso de sintomas intensos, você pode consumir a cada 30 minutos. No entanto, não exceda a dose de 30 ml por dia. A duração do tratamento é de 2 a 4 dias.
– Em caso de dor de garganta, tome 5 ml desta tintura a cada 2 a 3 horas, assim que sentir os primeiros sintomas de dor de garganta. Tome até 6 vezes ao dia por 3 dias. Depois, do 4º ao 7º dia, se necessário, tome 3 vezes ao dia.

Notas

– De acordo com os últimos estudos científicos, a equinácea não atua na prevenção. Portanto, é desnecessário tomar durante o inverno. É melhor consumir esta planta apenas em caso de resfriados, síndromes gripais, rinite ou dor de garganta, a fim de diminuir a duração dos sintomas.
– Alguns especialistas em plantas medicinais acreditam que a tintura de equinácea, ou mesmo o seu chá, é mais eficaz do que em cápsulas.

Fontes

Literatura de fitoterapia, National Geographic

Redação

Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos

Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br

Atualização

Este artigo foi modificado em 15.12.2020

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 27.04.2021

Publicidade