PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sobrepeso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dossiê complete sobre sobrepeso e obesidade

Introdução sobre sobrepeso e obesidade

Sobrepeso e ObesidadeO sobrepeso e a obesidade são doenças atuais que surgiram com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e em açúcar (por exemplo, fast food, refrigerantes).

A obesidade (IMC superior à 30) não é apenas uma preocupação estética, pois temos que saber que existem riscos significativos para a saúde. Em estágios avançados, a obesidade pode levar a pessoa a parar de trabalhar, pois a doença pode causar muitas complicações graves e que invalidam a pessoa, como a diabete, hipertensão (pode provocar um AVC ou um infarto do miocárdio), osteoporose, artrose, distúrbios psicológicos (depressão devido à perda de confiança), doenças cardiovasculares graves, câncer de intestino, psoríase, etc (Veja complicações de sobrepeso e obesidade).

A boa notícia é que a perda de peso até 5 a 10%, já melhora muito a saúde da pessoa com sobrepeso, ou obesa.

Sobrepeso, Obesidade e Dietas

Obesidade Como os medicamentos são muitas vezes pouco interessantes (há poucos, e seu funcionamento é por vezes controverso na sua meta final, por exemplo, um medicamento para perder gorduras) as dietas (em sentido amplo), desempenham um papel essencial na perda de peso.

Alguns médicos especialistas em obesidade estimam que a luta contra o sobrepeso é colocada na cabeça (há forte influência psicológica sobre a vontade ou não de comer). Enquanto uns dependem de uma dieta sem açúcar, outros dependem de uma dieta sem gordura e há aqueles que vão para a prática do esporte.

Um estudo dinamarquês publicado no final de 2010 que foi realizado com 772 famílias mostrou que uma dieta rica em proteínas e pobre em glicídios era mais eficaz para perder peso. Mais informações sobre esta dieta veja a parte de Tratamento de sobrepeso e obesidade.

Criasaude tentará publicar artigos tão objetivos quanto possível sobre as dietas, no entanto, existem muitas informações conflitantes. É também relevante que a obesidade, especialmente nos Estados Unidos, tem um mercado enorme, no qual, são vendidos vários livros, produtos, etc. Os desafios são enormes e nem sempre é fácil saber quem está certo. Também é possível que uma dieta funcione para um indivíduo e não funcione para outro. Criasaude irá informa-lo nos próximos anos sobre as dietas eficazes e sem riscos para a saúde, nessa verdadeira “selva” de informações.

Obesidade infantil

De acordo com um estudo publicado em fevereiro de 2014, no jornal "New England Journal of Medicine”, a obesidade em crianças nos Estados Unidos começa desde o jardim de infância. Na idade de 14 anos, quase metade das pessoas que se tornaram obesas já eram aos cinco anos. Este estudo revela que mais de 12,4% das crianças americanas que entram no jardim de infância eram obesas e 14,9% acima do peso. As crianças de 20% das famílias mais ricas tiveram a menor incidência de obesidade na pré-escola, em comparação com todos os outros grupos sócio- econômicos, diz o estudo.

Obesidade no Mundo

Sobrepeso, Obesidade e RegimesEm Fevereiro de 2011 um estudo interessante mostrou que a obesidade em todo o mundo dobrou em 30 anos (1980-2010).

Os Estados Unidos (ver mapa abaixo) e o Canadá são os principais países do mundo afetados pela obesidade. Nesses países há pessoas verdadeiramente obesas (IMC) acima de 40. Nesta fase, os riscos para a saúde são terríveis (veja complicações com excesso de peso).

Outros países também são afetados pela obesidade: o Reino Unido, Austrália, México ou Argentina. A China está abaixo da zona “verde”, mas a epidemia de obesidade está crescendo rapidamente, provavelmente devido a uma “americanização” em uma parte do país. Uma nota positiva é que, outros países como o Brasil (apesar de que o país está no limite), França e Itália especialmente resistente ao junk food, se mantém saudáveis: ex. Brasil com o arroz, os legumes na França e na Itália a famosa cozinha italiana (que não é perfeita, mas é bem melhor do ponto de vista nutricional que o “fast food”), e as refeições são muitas vezes feitas em um tempo fixo (muito importante para evitar o ganho de peso).

Obesidade e sobrepeso no mundo (valor do IMC
obesidade no mundo

Ler a seqüência: definição sobrepeso

Ler também: 12 alimentos que ajudam a emagrecer - Medicamentos que engordam

NotíciasParar de fumar engorda - Flora intestinal em jogo - Mais da metade da população brasileira tem excesso de peso - México aumenta imposto para refrigerantes - Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de peso

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Dicas Calcule o seu IMC
Sintomas IAC para mulheres
Complicações IAC para homens

Ultimas mensagens do fórum obesidade

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM OBESIDADE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 16.09.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
16.09.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Alerta: ebola pode atingir 20 mil pessoas até novembro, segundo OMS

Dados da OMS apontam que epidemia de ebola pode fazer 20 mil vítimas até novembro de 2014.

Diabetes, hipertensão e tabagismo aumentam risco de Alzheimer

Estudo aponta que diabetes, tabagismo e hipertensão aumentam o risco de Alzheimer, além de outras demências.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 30.09.2014