PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Fitoterapia

Fitoterapia
PUBLICIDADE

A fitoterapia é uma ciência que se ocupa do tratamento das doenças através de plantas medicinais (ervas medicinais). Ver definição fitoterapia

As plantas medicinais são cada vez mais utilizadas, mas é importante saber que as plantas, assim como os medicamentos, podem levar a Erva-de-são-joão. É, portanto, importante se informar corretamente antes de se tratar com uma planta.


Ver mais de 
200 plantas medicinais de A a Z 

NOTÍCIAS : Plantas medicinais ao redor do mundo - 10 alimentos ricos em flavonoides - 12 plantas medicinais que podem ser cultivadas no seu jardim

Ver também: Definição fitoterapia - Jardim Botânico de Plantas Medicinais no Rio de Janeiro - Jardim Botânico de Plantas Medicinais de Bauru (SP)

Encontre a planta medicinal (plantas medicinais) mais adequada para o tratamento da sua doença !

A

acne, aftaalergia, Alzheimer, anemiaansiedade, artrite, artrite reumatóide, artrose

B
bronquite
C
cálculos urinários, candidíase, caspa, cistite, cólicas menstruais, constipação
D
dengue, depressão, diarréia, dor de barrigador de cabeça, dor de garganta, dor nas costas
 
E
endometriose, enxaqueca, estresse
 
F
fadiga, febre, febre do feno
 
G
gastroenterite, gota, gripe
 
H
hematomas, hemorróidas, hepatite, hepatite B, herpes labial, herpes zoster, hiperidrose, hipertensão, hipotensão
 
I
insônia 
 
L 
luxação 
 
M
malária, mau hálito, menopausa, micose das unhas
 
N
náuseas e vômitos
 
O
obesidade, onicomicose
 
P 
panarício, parar de fumarpé de atleta, pele seca, pernas pesadas, picadas de inseto, piolho, pneumonia, psoríase
 
Q
queda de cabelos, queimação do estômago, queimadura, queimadura solar
 
R 
resfriado, rouquidão
 
S 
sinusite, sobrepeso
 
T
tendinite, tensão pré-menstrual, tosse
 
V
varizes, verrugas
 
Z
zumbido
plantas medicinais menta tomilho fitoterapia acerola plantas Brasil hibisco Plantas medicinais


Ver todas as plantas medicinais de A a Z 

Plantas do Brasil

açaíacerolabarbatimão, catuaba, copaíbaespinheira-santa, guaco, guaraná, mamão papaia, pitangueira, jurubeba 


Plantas medicinais do SUS

aloe fitoterapia12 plantas medicinais que estão na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil (em Março de 2012):
aloe ou babosa (queimaduras, psoríase), hortelã (síndrome do cólon irritável), salgueiro ou salgueiro-branco (dor lombar), guaco (bronquite, tosse), espinheira-santa (gastrite, úlcera duodenal), alcachofra (dispepsia funcional, hipercolesterolemia), aroeira (uso ginecológico), cáscara sagrada (obstipação intestinal), garra-do-diabo (dor lombar baixa aguda, artrose), isoflavona-de-soja ou soja (sintomas do climatério), unha-de-gato (artrite e artrose), plantago ou psyllium (obstipação intestinal, síndrome do cólon irritável).

Fitoterapia

Definição de Fitoterapia

fitoterapiaDo ponto de vista etimológico, o termo “fito” de fitoterapia vem do grego antigo, com o termo mais preciso para “phyton”, que significa “vegetal”. Fitoterapia é a “terapia pelo vegetal ou do mundo vegetal”, hoje consideramos mais fitoterapia como ”terapia das plantas”.

O que é Fitoterapia ?

A fitoterapia é dividida em dois tipos principais de acordo com o site Wikipedia.org:

Uma prática tradicional, às vezes, muito antiga, baseada na utilização de plantas, as quais tiveram suas virtudes descobertas empiricamente. Segundo a OMS, a fitoterapia é considerada como uma terapia tradicional, e é muito utilizada nos países em desenvolvimento. É uma medicina não convencional, devido à ausência de estudos clínicos.

Uma prática baseada em pesquisas avançadas e em provas científicas de extratos ativos de plantas. Os extratos ativos identificados são padronizados. Essa prática faz com que os fitoterápicos sejam reconhecidos e estejam de acordo com os regulamentos em vigor no país. A sua circulação está sujeita à autorização de colocação no mercado para produtos acabados, e à regulamentação de matérias primas farmacêutica para preparações magistrais de plantas medicinais, sendo essas manipuladas apenas em farmácias. Falamos de Farmacognosia e Biologia farmacêutica.

Mundialmente, estima-se que existam cerca de 35.000 espécies de plantas medicinais.

Princípios ativos

São substâncias químicas encontradas nas plantas, que agem isoladamente ou em conjunto para uma ação terapêutica (fonte: Jardim Botânico Bauru, SP).

Os medicamentos convencionais e a fitoterapia, qual o lugar deles ?

Você deve saber que mais de um terço dos medicamentos conhecidos como químicos ou alopáticos (encontrados nas farmácias), provem originalmente das plantas. A molécula é utilizada tanto na sua forma original, quanto pode ser modificada por um químico (por exemplo, a aspirina).

Esse é sobretudo o caso de alguns medicamentos antigos, e de alguns medicamentos utilizados hoje, contra o câncer (por exemplo, o extrato de taxol). Por enquanto, a maioria dos novos medicamentos é produzida por processos químicos e matemáticos muito complexos (síntese), no qual são produzidas milhões de moléculas até o final, sendo selecionadas apenas algumas para realização de ensaios clínicos.

Exemplos de medicamentos com origem fitoterápica:

fitoterapia definicao- A aspirina tem sua origem na planta salgueiro e contém uma molécula de ácido acetilsalicílico. O ácido salicílico é um composto do salgueiro, o qual é transformado quimicamente em ácido acetilsalicílico (aspirina), tendo essa transformação química sido descoberta por um químico alemão da empresa Bayer.

digitalina fitoterapia- A digitalina, que vem da planta dedaleira, é utilizada na insuficiência cardíaca.

- A papoula é uma planta que contém muitos alcaloides. Estes grupos de substâncias nitrogenadas (contém uma molécula de nitrogênio) são a base de muitas moléculas que agem sobre o sistema nervoso. Algumas são, infelizmente, muito perigosas e ilegais (heroína), mas existem moléculas que possuem uma solução extraordinária na luta contra a dor, no caso a morfina. Esta molécula é isolada a partir da planta papoula. Também pode ser extraída dessa planta a codeína, uma molécula de ação central e muito eficaz contra a tosse seca e a dor (na verdade, esta molécula é transformada na maioria das pessoas em 10% de morfina).

Mais recentemente, uma molécula virou notícia: a artemisina. Esta substância é extraída de uma planta que cresce na China, a Atermisia annua L. Esta molécula é muito eficaz em associação com outros tratamentos, na luta contra a malária (que causa milhões de mortes por ano). Artemisia annua é uma planta chinesa que há alguns anos deixou a medicina tradicional chinesa e passou a ser empregada com sucesso nos laboratórios farmacêuticos ocidentais. Esta molécula ilustra o potencial incrível das plantas medicinais na luta contra doenças graves. Enquanto investimos pesadamente em técnicas de laboratório para triagem de moléculas (técnica que combina química e informática) para desenvolver um número astronômico de moléculas, a fitoterapia oferece uma alternativa surpreendente. Isso explica o grande interesse geoestratégico, mas também, como vemos, do potencial fitoterápico desse “ouro verde” da China e de sua capital econômica Shangai!

Como colher e secar corretamente as plantas medicinais?

1. Coletar e cortar folhas, flores ou caules de preferência em manhãs ensolaradas e secas (sem orvalho). Evite, no entanto, fazê-lo sob sol quente (por exemplo, entre 10h e 14h), pois a planta se protege e armazena algumas das suas propriedades na sombra e longe do sol.

Deve-se coletar as plantas em tempo seco e, se possível, longe de áreas poluídas, tais como estradas e campos cultivados.

Em seguida, corte a parte da planta desejada apropriadamente com uma tesoura ou facão. Lave depois com água fria e, em seguida, seque.

2
. Seque a planta ou a parte (da planta) coletada em um lugar na sombra e bem ventilado. Coloque a planta (folhas, caules, ...), para secar. Se possível em um papel neutro, não em um jornal (pois a tinta de impressão pode conter substâncias nocivas). O melhor seria, na verdade, usar um secador, você mesmo pode fabricar um secador usando uma moldura de madeira e um mosquiteiro. Coloque as plantas no papel ou no secador numa única camada.

3.
Uma vez secas (depois de alguns dias), conserve-as em um recipiente protegido da luz, limpo e bem fechado. Se possível, guarde-as num local bem ventilado.

Coloque
uma etiqueta na embalagem para identificar a planta. Evite o armazenamento de plantas secas em sacos de plástico, uma vez que conhecemos alguns dos efeitos desse material sobre a nossa saúde. Sacos de papel, caixas, sacos de tecido são preferíveis.

Ver mais de 200 plantas medicinais de A a Z - 10 alimentos ricos em flavonoïdes

Plantas no mundo

Atualmente, de acordo com a OMS, mais de 20.000 plantas são utilizadas em todo o mundo devido a suas propriedades medicinais, além daquelas que ainda são desconhecidas, apenas 2.000 a 3.000 plantas medicinais têm sido estudadas cientificamente.

Para informação: estima-se que existam cerca de 500.000 espécies de plantas em todo o mundo. Apenas a metade foi catalogada, em lugares como a Amazônia um grande número de plantas ainda não foi identificado e enumerado.

Ler: Plantas medicinais ao redor do mundo

buscar em "Fitoterapia"

Por palavra-chave:

Assunto publicado por:

Filtro alfabético:



Doenças
Fitoterapia
Medicamentos
Remédios caseiros
Nutrição


Selecionar tudo | Deselecionar

Novos temas
Temas de temporada
Temas preferidos

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014